A cirurgia bariátrica é um tipo de intervenção médica realizada no aparelho digestivo para ajudar o paciente a passar pelo processo de emagrecimento.
Esse tipo de tratamento costuma ser indicado para pacientes com obesidade mórbida, ou a obesidade de grau III, e com um IMC (índice de massa corpórea) acima de 35, quando associado a outras condições médicas como apneia do sono, diabetes, hipertensão arterial e problemas como gordura excessiva no sangue, ou acima de 40.
Para serem indicados a esse tipo de tratamento, os pacientes devem ter tentado perder peso por pelo menos dois anos, sem sucesso, mesmo com o auxílio de medicamentos, alimentação regrada e exercícios físicos.
Normalmente, a cirurgia bariátrica costuma ser recomendada por uma equipe médica, e o paciente que passa por esse tipo de tratamento precisa consultar médicos diversos como cirurgiões, nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, cardiologistas, psiquiatras e até mesmo fisioterapeutas.
O objetivo é fazer o paciente entender que, para além do tratamento cirúrgico, é preciso fazer uma total mudança de hábitos para retomar a qualidade de vida e um estilo saudável de viver.
Além da perda de peso, uma cirurgia bariátrica costuma ajudar o paciente na recuperação de sua saúde, em relação às condições médicas normalmente associadas ao excesso de peso, como a diabetes e a hipertensão arterial.
Adolescentes acima de 16 anos de idade podem passar pela cirurgia bariátrica, mas é preciso atingir critérios específicos para que esse tipo de procedimento seja realizado. Entre eles estão o insucesso nas tentativas de perda de peso e a obesidade como um grande risco de vida para o indivíduo.
Conhecido também como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, o bypass gástrico reduz entre 40% e 45% do peso inicial do paciente. Esse tipo de cirurgia corresponde a 75% das cirurgias realizadas no Brasil.
Conhecido também como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, o bypass gástrico reduz entre 40% e 45% do peso inicial do paciente.
No entanto, ao contrário do bypass gástrico, a banda gástrica ajustável não promove mudanças nas produções de hormônios. Além de contribuir para o tratamento da diabetes, nesse procedimento (que pode ser reversível) é instalado um anel de silicone inflável ao redor do estômago que torna possível o controle do esvaziamento do órgão ao apertá-lo um pouco.
Esse procedimento é novo e traz uma boa eficácia no controle da hipertensão e dos níveis de colesterol e triglicérides, além da redução do hormônio da fome e da permanência da absorção de ferro, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B.
Nessa cirurgia, a anatomia básica e a fisiologia de esvaziamento do estômago são mantidas, porém 85% do estômago é retirado, promovendo a perda de 40% a 50% do peso inicial do paciente.
O balão intragástrico é um implante de prótese de silicone feito através da endoscopia. Ele tem como objetivo diminuir a capacidade gástrica e provocar saciedade. É indicado para pessoas com sobrepeso ou no pré-operatório de pacientes com IMC igual ou superior a 50 kg/m².
Entre em contato conosco agora mesmo! Nós vamos te auxiliar sobre todos os detalhes a respeito da cirurgia bariátrica
Ligue agora!
(12) 3346-0356
(12) 3346-0359
(12) 99145-7897
Av. Nove de Julho, 685, sala 73,
12243-000 – São José dos Campos
A BariCare é uma empresa especializada em cirurgia bariátrica, tratamento global da obesidade mórbida, no preparo pré operatório e seguimento do paciente, e outras especialidades. Possuímos diversos profissionais qualificados que trabalham juntos há anos, fornecendo todo apoio que o paciente precisa.
BariCare – Dr. Gustavo © Copyright 2018 Clínica de Cirurgia Bariátrica | Desenvolvido por: Espalhando