5 dúvidas frequentes sobre cirurgia bariátrica
É normal surgirem dúvidas e inseguranças antes da cirurgia, por isso, respondemos algumas das perguntas mais frequentes
- A cirurgia bariátrica é segura?
Com o avanço da tecnologia, esse procedimento atingiu um patamar alto, se tornando uma das técnicas mais seguras e menos invasivas. A taxa de letalidade dessa cirurgia gira em torno de 0,2%, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. É mais arriscado permanecer obeso e vir à óbito por complicações da doença do que falecer durante ou após a cirurgia.
- Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
O padrão é de que os pacientes que possuem IMC acima de 40, podem realizar o procedimento. Pacientes com IMC acima de 35 e comorbidades, também poderá realiza-lo, além dessas condições, ele deverá ter, no mínimo, 2 anos de tentativa de tratamento para obesidade e 18 a 65 anos de idade.
- Minha alimentação vai mudar após a cirurgia?
Sim. O paciente precisará de uma reeducação alimentar e mudar a quantidade de alimentos ingeridos, pois ele pode voltar a engordar. Terão como novas opções consumir alimentos mais nutritivos e menos calóricos, não será necessário restringir alimentos, e sim, diminuir a quantidade.
- Quanto peso posso perder com a cirurgia?
É comum que o paciente perca entre 30 a 40% do peso que ele possuía. Exemplo: uma pessoa que possuía 120kg perderia em torno de 36 a 48kg, ficando entre 72 a 84kg.
- Posso engordar novamente mesmo após a cirurgia?
Sim. Para que isso não aconteça, é necessário que o paciente aceite a reeducação alimentar e se esforce para isso. A efetividade do tratamento pós-cirúrgico, depende do aprendizado do paciente e de sua disciplina.
É importante ressaltar que cada caso é um caso e cada paciente possui sua individualidade, por isso, o acompanhamento médico é necessário. Em caso de dúvidas, procure um especialista.