Quanto devo perder no primeiro mês da cirurgia? Bariátrica Dr. Gustavo Fernandes
Manter o peso ideal é um fator muito importante para a qualidade de vida. Além da obesidade ser um fator de risco para diversos problemas cardiovasculares e metabólicos, indivíduos obesos tendem a apresentar complicações psicológicas oriundos do sedentarismo e afastamento da vida social.
Para casos em que apenas a mudança na alimentação e/ou a prática de exercícios físicos não mostrem efeitos satisfatórios, é possível realizar uma intervenção cirúrgica visando a perda de peso, denominada cirurgia bariátrica. Este tipo de procedimento alcança altos índices de sucesso a curto e longo prazos e é bem seguro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cirurgia bariátrica é indicada para indivíduos com índice de massa corporal (IMC) acima de 40 Kg/m2. Adicionalmente, a idade e o histórico do paciente, bem como outros fatores significativos para o caso, influenciam na decisão da cirurgia e por qual tipo escolher.
Veja também: Entalo no pós-operatório. O que fazer? Dr. Gustavo Fernandes comenta
Como é a perda de peso após a cirurgia bariátrica?
Basicamente há dois tipos de cirurgia bariátrica, sendo escolhida conforme cada caso. A mais utilizada no Brasil é a Gastroplastia Redutora ou Bypass Gástrico, na qual o tamanho do estômago é diminuído. Este tipo de cirurgia promove a perda de peso pela redução da ingestão alimentar, assim como por aumentar a secreção de hormônios que induzem a sensação de saciedade.
Já nas denominadas cirurgias mistas, além da redução do estômago há um desvio do bolo alimentar durante sua passagem pelo intestino. Dessa forma, a absorção dos nutrientes é diminuída, o que auxilia no controle da ingestão calórica. É importante salientar que os benefícios da cirurgia bariátrica também são decorrentes das alterações metabólicas, cardiovasculares e neurológicas observadas.
No Brasil, a maioria das cirurgias bariátricas realizadas são gastroplastias redutoras. Dentre elas, o bypass gástrico corresponde a 75% do total das cirurgias, seguida pela gastrectomia vertical. O Bypass apresenta uma perda média de 50-60% do excesso de peso enquanto que a Gastrectoomia Vertical perde cerca de 40% do excesso de peso.
Veja também: Bariátrica: quando posso fazer atividade física no pós-operatório?
Boa perda de peso logo no primeiro mês pós-cirúrgico
Principalmente devido à dieta líquida e hipocalórica, o paciente reduz o peso em aproximadamente 800 gramas por dia durante a primeira semana. Ao final do primeiro mês é possível diminuir de 8 a 12% do peso corporal. Isso significa que um indivíduo de 120 Kg terá perdido cerca de 12 Kg após um mês passado da realização da cirurgia.
A grande maioria da redução de peso ocorre de 12 a 14 meses pós-cirúrgicos. Após este período, os pacientes que foram submetidos ao bypass gástrico perdem de 30 a 35% do seu peso inicial, enquanto a cirurgia por gastrectomia vertical permite que os pacientes reduzam o seu peso corporal de 25 a 30%.
Logo, o primeiro ano após a cirurgia é de extrema importância para alcançar o sucesso do tratamento. Cerca de dois anos depois das intervenções cirúrgicas, a perda de peso é menor e se estabiliza nos meses seguintes.
Devido às alterações fisiológicas e metabólicas causadas pela cirurgia bariátrica, é muito importante que o paciente siga corretamente os procedimentos pós-operatórios. Ainda, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas são excelentes para a manutenção do peso corporal e uma excelente qualidade de vida.
Caso queira saber mais sobre a cirurgia bariátrica, marque uma consulta com o Dr. Gustavo Fernandes e converse sobre a melhor opção para o seu caso.