Cirurgia Bariátrica Sleeve: Que tipo de cirurgia é esta?
A cirurgia bariátrica é um procedimento direcionado para a perda de peso do paciente. Ela é indicada para pessoas obesas e que apresentam problemas de saúde decorrentes do excesso de peso, como diabetes, doenças cardiovasculares e apneia do sono, por exemplo.
Existem diversos tipos de cirurgias bariátricas, sendo recomendadas especificamente conforme a condição do paciente. Uma delas é a cirurgia Sleeve, a qual é normalmente realizada por laparoscopia e objetiva diminuir o volume do estômago do indivíduo.
Desse modo, o apetite e a saciedade são melhor controlados, levando à perda de peso do paciente. Confira a seguir mais informações sobre a cirurgia bariátrica Sleeve e fique por dentro desta técnica bastante realizada. Caso esteja interessado, converse com o seu médico e veja se esta cirurgia pode ser adequada para você.
Veja também: Tipos de Cirurgia Bariátrica: Quais Cirurgias Bariátricas existem?
Como funciona a cirurgia bariátrica Sleeve?
A cirurgia bariátrica Sleeve se dá por gastrectomia, na qual cerca de 80% do estômago é removido. Consequentemente, o estômago irá suportar uma quantidade menor de comida, fazendo com que o paciente sinta-se saciado de modo mais rápido.
Além disso, alterações hormonais também auxiliam na redução de peso. Por exemplo, o hormônio grelina passa a ser menos secretado pelo estômago, o que diminui o apetite do paciente e contribui para o seu emagrecimento.
Como mencionado, a cirurgia Sleeve é tipicamente feita por laparoscopia, onde instrumentos são inseridos por meio de uma pequena incisão na parte superior do abdômen. Entretanto, recentemente este tipo de cirurgia tem sido realizado por endoscopia, a qual é menos invasiva e oferece resultados similarmente positivos.
Portanto, a cirurgia bariátrica Sleeve estimula a redução de peso por diminuir a capacidade do volume gástrico do paciente, além de outras alterações fisiológicas a longo prazo. Em suma, o indivíduo passa a comer menos, sente-se saciado com pouca quantidade de alimentos ingeridos, e não sente tanta fome ao longo do dia em comparação à época anterior à cirurgia.
Veja também: O que é Hérnia?
Quem pode fazer a cirurgia Sleeve?
Primeiramente, as cirurgias bariátricas de modo geral são indicadas após outras tentativas de redução de peso do paciente, como alteração na dieta alimentar e a prática de exercícios físicos. Caso estes procedimentos não tenham surtido efeitos satisfatórios, a realização de uma intervenção cirúrgica, como a cirurgia Sleeve, é recomendada.
A cirurgia bariátrica Sleeve é indicada para casos de obesidade ou obesidade extrema, ou seja, para indivíduos com Índice de Massa Corporal (IMC) de 35 ou mais. Contudo, pacientes que possuam IMC maior que 30 e apresentem sérios problemas de saúde relacionados ao excesso de peso também podem ser qualificados para este tipo de cirurgia.
Para que os resultados da cirurgia Sleeve alcancem o máximo sucesso é importante que o paciente siga algumas recomendações médicas. É bem provável que o estilo de vida e a alimentação passem por mudanças a fim de garantir uma excelente preparação para a cirurgia, assim como uma ótima recuperação durante o período pós-cirúrgico.
Portanto, conheça mais sobre a cirurgia bariátrica Sleeve. Converse com o seu médico a respeito e veja se esta opção pode ser uma boa alternativa para que o seu peso seja reduzido. Mantenha sempre bons hábitos de vida e, se necessário, aproveite os benefícios de uma cirurgia bariátrica.