Por que a cirurgia bariátrica é realmente eficiente?
Quando uma pessoa está acima do peso indicado, a maioria, já tentou diversas formas para perder peso e conseguir equilibrar com uma vida saudável.
Conforme pesquisas divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 600 milhões de pessoas sofrem com obesidade em todo o mundo.
Em 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros.
No entanto, após anos de crescimento, a obesidade e excesso de peso estagnou nas capitais do país e brasileiros já demonstram hábitos mais saudáveis. Foi o que apontou a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde. O levantamento apresentou que quase 1 em cada 5 (18,9%) são obesos e que mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) estão com excesso de peso.
Diante deste cenário é comum encontrar pessoas que tentaram inúmeras formas de emagrecer, e chegaram a alternativa de recorrer à cirurgia bariátrica como parte do tratamento para perda de peso.
A mais recente pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apresenta que foram realizados 105.642 mil cirurgias no ano de 2017 no país, ou seja, 5,6% a mais do que em 2016, quando 100 mil pessoas fizeram o procedimento no setor privado.
E os números são crescentes: em 2015 foram realizadas 93,5 mil cirurgias; em 2014, o número foi de 88 mil procedimentos; em 2013, 80 mil cirurgias e, em 2012, 72 mil cirurgias.
Para a pesquisa foram utilizados dados do Sistema de Informações Hospitalares e Datasus.
Mas afinal, a cirurgia bariátrica é realmente eficiente?
A cirurgia bariátrica combinada a um tratamento multidisciplinar é o método mais eficiente contra a obesidade mórbida.
A obesidade mórbida caracteriza-se pelo acúmulo de um grande volume de gordura pelo corpo e pode ser um perigo para quem a possui.
Para o Dr. Gustavo Fernandes, especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital Santa Marcelina, a cirurgia bariátrica não é eficaz apenas para a perda de peso, mas também para a melhoria de doenças relacionadas a obesidade, como por exemplo, diabetes, colesterol alto, depressão, problema na coluna, entre outros.
Os resultados obtidos no tratamento cirúrgico pós cirurgia-bariátrica são benéficos quando realizado por um médico especializado, e com acompanhamento adequado antes, durante e após cirurgia.