Cirurgia Bariátrica cura o diabetes?
Como tratado em outros artigos no nosso Blog, é notório que a cirurgia bariátrica não é benéfica apenas para o emagrecimento, mas também auxilia no combate de outros problemas de saúde.
Hoje, falaremos sobre a cirurgia bariátrica na cura de diabetes. É mito ou verdade? Confira as informações a seguir!
Já faz algum tempo que o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o procedimento da cirurgia bariátrica para pacientes que não conseguem controlar o diabetes tipo 2.
Quais são os tipos de diabetes?
Diabetes tipo 2: é o mais comum, que afeta a capacidade do organismo de converter o açúcar presente no sangue em energia.
Diabetes tipo 1: a diferença é que o pâncreas deixa inesperadamente de produzir insulina. Isso faz com que a elevação do açúcar no sangue seja inesperada e exagerada.
A cirurgia bariátrica cura diabetes?
Segundo especialistas e estudiosos da área, a cirurgia bariátrica, ou como é popularmente conhecida, a cirurgia de redução de estômago, não cura o diabetes, mas ajuda no controle.
Quando uma pessoa faz cirurgia bariátrica, há no estômago uma redução da grelina, hormônio que estimula a fome e a saciedade. Com isso, a fome também diminui, e as chances de se submeter a uma alimentação incorreta, é menor.
Após o processo da cirurgia, o estômago passa a não digerir os alimentos, que chega praticamente intacto e mais rápido ao intestino. Essa transição promove a liberação de diversos hormônios, entre eles o GLP1. Esse hormônio age sobre o pâncreas, que, por sua vez, passa a produzir mais insulina.
O organismo funcionamento com mais insulina, o corpo consegue emitr maior quantidade de açúcar para as células. Com isso, o açúcar no sangue diminui.
Sendo assim, é comum após a cirurgia bariátrica ocorrer a diminuição e até mesmo o índice zero de diabetes.