Quais os riscos de engravidar após a cirurgia bariátrica?
Posso ou não engravidar após a cirurgia bariátrica? Esta é uma dúvida que muitas pessoas ainda têm!
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), cerca de 70% dos pacientes que realizam a cirurgia bariátrica no Brasil são mulheres.
A faixa de idade com mais operações é entre 35 e 50 anos, período ainda fértil da mulher, no entanto, as mulheres que se enquadram no perfil considerado obeso, encontram grande dificuldade de engravidar devido aos vários problemas que afetam a ovulação.
Segundo especialistas, com a perda de peso induzida pela cirurgia bariátrica, geralmente ocorre a normalização dos ciclos menstruais, proporcionando a oportunidade da desejada gravidez.
Cuidados necessários antes de engravidar
A rápida perda de peso que a cirurgia bariátrica proporciona, que em média acontece entre o 12° e 18° mês, é recomendável o uso de anticoncepcional durante esse período, uma vez que a perda rápida de peso pode colocar em risco o desenvolvimento fetal e os benefícios da perda de peso para a mulher.
Isso porque no início após cirurgia bariátrica, a alimentação é restrita a apenas líquido, alterando conforme o avanço em cada etapa desse processo.
Cuidados durante a gravidez
Além dos cuidados e suplementações que todas as mulheres grávidas precisam ter, e para a mulher que fez a cirurgia bariátrica é importante que seja iniciado antes da concepção, geralmente, há a necessidade de se intensificar as doses das vitaminas e minerais. Sendo assim, é imprescindível o acompanhamento de uma equipe especializada e de total confiança!
Complicações da cirurgia bariátrica durante a gestação
Mesmo que se tenha um acompanhamento realizado por especialistas, algumas complicações podem ocorrer na gestação para a mulher que realizou a cirurgia bariátrica, como a obstrução intestinal materna, geralmente devido à hérnias do intestino delgado, mais comuns nos procedimentos com laparoscopia, e as torções intestinais, que, às vezes, evoluem para lesões intestinais graves, quando não diagnosticadas em tempo hábil.
O desconforto abdominal nas gestantes devido as complicações da cirurgia bariátrica podem também ocorrer, mas não são consideradas queixas importantes, porque normalmente, acontecem com vômitos frequentes, refluxo, contrações uterinas e mal estar matutino, o que acaba confundindo por um desconforto normal.
Importante sempre relatar tudo para o médico que esteja acompanhando a mulher no pré-natal.