Cirurgia Bariátrica: entenda a hora certa de fazer
Qual a melhor hora para realizar a cirurgia bariátrica? Essa é uma pergunta frequente feita por quem está acima do peso e quer informações sobre este procedimento cirúrgico.
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), recomenda-se a cirurgia bariátrica para:
- A pessoa que possui IMC maior ou igual a 35, associado a pelo menos uma das 21 comorbidades, que vão desde apneia do sono até hérnia de disco.
- Quem tem IMC maior ou igual a 30, associado à síndrome metabólica.
Anteriormente a essa recomendação, o procedimento era realizado somente quando o paciente era considerado com obesidade mórbida, ou seja, com IMC maior ou igual a 40, entre outros pontos, como:
- Mais de cinco anos de obesidade;
- Doenças que estão relacionadas ao peso excessivo;
- Dois anos de tratamento clínico sem sucesso.
Segundo informações de especialistas, para quem está na faixa de obesidade mórbida – quando o peso ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal (IMC) – a cirurgia bariátrica é a melhor alternativa, no entanto, é importante ressaltar, que não é um tratamento determinante para perda total do sobrepeso.
A cirurgia bariátrica é um instrumento para a perda de peso. Entretanto, o paciente precisar estar adequado no âmbito emocional, porque não pode haver dúvidas sobre como funciona o procedimento cirúrgico, qual a técnica será utilizada pelo médico, o que poderá comer antes, durante, e pós-operatório e, principalmente, deverá constar nesta lista de mudanças, o estilo de vida que será adotado.
Isso porque, a falta de disciplina é o principal fator para que todo o procedimento da cirurgia bariátrica não tenha um resultado positivo. Diante desse cenário, são importantíssimos o acompanhamento nutricional e psicológico durante todo o processo.