Cirurgia Bariátrica: Técnicas Cirúrgicas
Com o aumento da obesidade cresce também a busca por cirurgias bariátricas. No Brasil, o número de cirurgias bariátricas realizadas entre os anos de 2012 e 2017 aumentou 46,7%, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Mas, você sabe o que é cirurgia bariátrica e quais são os tipos ou técnicas cirúrgicas utilizadas? Acompanhe o artigo que você vai saber tudo!
O que é a cirurgia bariátrica?
A Cirurgia Bariátrica também é conhecida por Cirurgia de Obesidade ou de Redução do Estômago. Ela é denominada por esses nomes por se tratar de uma redução de estômago em pacientes que sofrem com a obesidade e possuem dificuldade para emagrecer através de outros métodos.
Há diversos tipos de cirurgias e eles diferem-se pelo método utilizado de acordo com o quadro de cada paciente. Entretanto, o objetivo em todos os tipos é o mesmo: reduzir a quantidade de alimentos ingerida ou a absorção deles. Isso acontece justamente pela redução do estômago. Dessa forma, o paciente passa a ingerir menos calorias com o passar do tempo, o que causa o emagrecimento.
Veja também: Cirurgia Bariátrica pode ser feita em adolescentes?
Técnicas cirúrgicas
Existem quatro técnicas diferentes de cirurgia bariátrica reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Veja quais são:
- Banda Gástrica Ajustável – é um dispositivo de silicone colocado no início do estômago e ligado a uma espécie de reservatório no qual é possível injetar água destilada para apertar mais o estômago ou esvaziar, para aliviar a restrição. Essa técnica corresponde a 5% dos procedimentos;
- Gastrectomia Vertical – remove de 70 a 85% do estômago do paciente, transformando-o em um tubo estreito. Corresponde a 15% dos procedimentos;
- Bypass Gástrico – diminui para 10% a capacidade do estômago, restringindo a quantidade de comida ingerida e desviando esses alimentos para a primeira porção do intestino, chamada duodeno, até a porção intermediária do órgão, chamada jejuno. Corresponde a 75% dos procedimentos;
- Derivação Bileopancreática – é uma associação da Gastrectomia Vertical, com 85% do estômago retirado, com desvio intestinal. Corresponde a 5% dos procedimentos.
De acordo com SBCBM, a recomendação para realizar uma cirurgia de tratamento da obesidade não é pela técnica (tipo), e sim, baseada no grau de obesidade, tempo de evolução da doença, tentativas de tratamentos anteriores e a presença de doenças associadas. Diante disso, a escolha do tipo de cirurgia bariátrica não está associada a preferência do paciente, e sim, do médico especialista.
Veja também: 4 dicas para escolher um cirurgião bariátrico
Clínica Baricare
Você está procurando uma clínica para fazer cirurgia bariátrica em SP? Conheça a BariCare, que é uma clínica especializada em Cirurgia Bariátrica e nas especialidades que tratam da obesidade mórbida. Ela conta com uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para o pré-operatório, cirurgia, pós-operatório e acompanhamento dos pacientes a curto e longo prazo.
O fundador e cirurgião da clínica BariCare é o Dr. Gustavo Fernandes. Ele é Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo e é Mestre em Ciências Médicas, pela Universidade de São Paulo (USP). Durante sua trajetória acadêmica e profissional, o Dr. Fernandes dedica-se ao aprimoramento de técnicas e conhecimento sobre cirurgia bariátrica. Sua tese de mestrado recebeu o título de melhor trabalho de 2017, na categoria cirurgia bariátrica.
Contato
Para entrar em contato com a clínica de cirurgia bariátrica Baricare, basta preencher o formulário do site ou ligar para os telefones: (12) 3346-0356 / (12) 3346-0359 / (12) 99145-7897. Você também pode mandar um e-mail para: contato@baricare.com.br ou drgustavofernandes@baricare.com.br. A clínica Baricare fica localizada na Av. Nove de Julho, 685, sala 73, em São José dos Campos / SP.
Cirurgia bariátrica é na Baricare!