Cirurgia bariátrica: Para quem é indicada e riscos
Dentre os diversos procedimentos estéticos existentes, existem alguns que se destacam pelo excesso de informações que podemos encontrar. O grande problema é que com o grande número de dados e textos sobre os procedimentos (muitas vezes controversos), não sabemos exatamente no que acreditar ou quais são as informações que, de fato, estão corretas. Esse é o caso da cirurgia bariátrica, que é cercada de mitos. Quer entender exatamente o que é a cirurgia bariátrica, para quem ela é indicada e quais são os seus riscos? Continue lendo o texto e descubra tudo aqui!
O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é o nome popular dado a gastroplastia, também chamada de cirurgia da obesidade ou de redução do estômago. Trata-se de um procedimento que visa reduzir o reservatório gástrico de uma pessoa, o que, consequentemente, faz com que sua barriga diminua. Vale lembrar que esse tipo de cirurgia pode ser feito de diversas maneiras e pode ou não ser associado a métodos que limitam a absorção de nutrientes da pessoa. Cada caso deve ser analisado com cuidado e de forma separada para que não ocorra nenhum tipo de problema.
O Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza esse tipo de cirurgia, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde a taxa chega a ser duas vezes maior do que a do nosso país. Mas por que existem tantas pessoas que fazem esse tipo de tratamento? Para quem ele é realmente indicado? É exatamente sobre isso que iremos falar a seguir.
Para quem é indicada a cirurgia bariátrica?
A indicação geral para a cirurgia bariátrica é para quem possui um índice de massa corporal (IMC) muito elevado, ou seja, acima de 40. Porém, essa cirurgia muitas vezes é indicada para pacientes que possuem problemas em decorrência do excesso de peso, como diabetes, apneia do sono, hipertensão, entre diversas outras.
Se você não se sente bem com seu corpo e procura uma forma de melhorar sua saúde ao mesmo tempo, uma cirurgia bariátrica pode ser perfeita para o seu caso. Porém, lembre-se sempre de consultar uma clínica especializada como a Baricare para ter certeza de que se trata de algo necessário para você e se não há outras alternativas. Conversando com um especialista, você terá uma visão muito mais ampla do que realmente é a cirurgia e o que deve fazer para realizar esse procedimento.
Quais são os riscos da cirurgia bariátrica?
Apesar de se tratar de uma cirurgia bastante segura e feita de forma simples, a bariátrica pode sim oferecer alguns riscos, principalmente se alguns cuidados não forem tomados antes ou depois do processo. Vamos falar um pouco mais sobre esses riscos e o que você pode fazer para evita-los. Eles são:
- Infecção
- Embolia pulmonar
- Mal-estares
Infecção
Quando a cirurgia ocorre de forma complicada, é possível que haja uma infecção. Isso pode deixar o paciente doente e prolongar ainda mais seu período de recuperação. Quando todos os cuidados pré-operatórios são tomados, o risco de que isso ocorra é muito baixo. Portanto, não é algo que você deva temer.
Embolia pulmonar
Ocorre quando há o entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão. Esse tipo de problema acontece principalmente com aqueles que são fumantes e que não seguiram à risca as recomendações de não fumar antes da cirurgia. A embolia pulmonar causa dores intensas e dificuldade para respirar. Seu tratamento pode ser longo e complicado, portanto, o melhor a se fazer é tomar todas as medidas preventivas para que isso não ocorra.
Mal-estares
Alguns mal-estares são comuns no pós-operatório da cirurgia, como vômitos, diarreia e até mesmo fezes com sangue. Isso ocorre, na maioria dos casos, porque uma parte muito sensível do corpo foi alterada e é como se o organismo estivesse se acostumando com essa nova forma de funcionar. O médico sempre poderá te medicar para que isso ocorra o mínimo possível.
Apesar de parecerem ruins, esses problemas, quando ocorrem, surgem normalmente no período em que o paciente ainda está em observação, o que faz com que a equipe médica possa agir rapidamente e evitar grandes problemas.
Como evitar os riscos da cirurgia bariátrica?
Existem diversos cuidados que você deve tomar tanto antes de fazer a cirurgia quanto depois. Antes de mais nada, o médico exigira uma série de exames como:
- Endoscopia digestiva alta;
- Perfil lipídico completo;
- Eletrocardiograma;
- Glicemia;
- Função hepática;
- Exame de tipo sanguíneo;
- Hemograma;
- Exame de urina;
- Endoscopia digestiva alta;
- Entre outros.
Além disso, é necessário também ter uma dieta acompanhada pelo médico algumas semanas antes da cirurgia e cessar totalmente o uso de cigarro, caso o paciente seja fumante.
O pós-operatório também exige alguns cuidados para que nenhum problema ocorra. Além do acompanhamento médico com uma dieta rigorosa, é necessário também ter uma reposição vitamínica por conta da mudança da dieta. Como já dissemos, tudo isso deve ser acompanhado de perto pelo seu médico para garantir que a cirurgia realmente deu certo.
É necessário também sempre prestar atenção no bem-estar emocional de quem realizou a cirurgia, já que é algo que pode ser afetado e gerar uma série de outros problemas. Muitas pessoas acabam negligenciando essa parte, mas a saúde emocional de uma pessoa é tão importante quanto a saúde física e só com as duas em perfeita harmonia é que a pessoa estará realmente bem. Portanto, preste muita atenção em como você se sente em relação ao seu corpo e ao processo como um todo. Isso pode fazer toda a diferença.
Agora que você já entendeu exatamente o que é a cirurgia bariátrica, para quem ela é indicada e quais são os riscos que ela traz, pode ter mais certeza sobre se se encaixa no seu caso ou não. De qualquer forma, o que você deve fazer é procurar um médico ou uma clínica especializada, como a Baricare, para ter o melhor diagnóstico e o tratamento feito da melhor forma para o seu caso. Lembre-se: Sua saúde é o que mais importa, então siga todos os processos corretamente para que a cirurgia possa ter o efeito necessário e atingir os resultados que você espera.