Além do Peso: os riscos da cirurgia bariátrica
O número de pessoas vítimas da obesidade aumenta a cada dia e a cirurgia bariátrica tem sido indicada como parte do tratamento para resolver esse problema mundial. Conhecemos bem os benefícios para a perda de peso e aumento da qualidade de vida para os pacientes, porém a motivação para se submeter à essa cirurgia deve ir além da perda de peso. Por isso, é muito importante o acesso à informação sobre os riscos da cirurgia bariátrica.
Um bom pré e pós-operatório é imprescindível para a diminuir os riscos e ajudar na reabilitação do paciente. Uma boa equipe médica, acompanhada de especialistas (nutricionistas e psicólogos) e a adoção de novos hábitos são a chave do sucesso desse procedimento.
Porém, seria utópico acreditar que todos os pacientes tem o mesmo acesso tanto à informação quanto aos procedimentos para se preparar para as mudanças físicas e emocionais que estão atreladas à cirurgia bariátrica.
Como qualquer procedimento cirúrgico podem haver complicações, os mais comuns relatados por pacientes que passaram por isso são: perfuração, sangramento interno, vômitos, infecções, fístula e embolia pulmonar.
O estômago passa por uma grande redução na sua capacidade de absorver o alimento ingerido, isso resulta em rápida perda de peso. Por outro lado, isso pode resultar em desnutrição. A menor absorção devido à quantidade e qualidade do alimento ingerido pode levar a problemas mais graves como anemia. Nos casos de cirurgia de by-pass gástrico, a absorção pode ser ainda menor devido ao tempo que o alimento fica no intestino. A suplementação de vitaminas e minerais se torna necessária nesse caso, geralmente, para toda a vida.
Acompanhamento médico, exames regulares e visitas ao nutricionista serão uma constante na vida do paciente. Isso sendo feito com disciplina e constância garantirá que os riscos do pós-operatório sejam minimizados.
A Síndrome de Dumping é uma das reações adversas mais comuns. Os alimentos, especialmente os que são ricos em gordura e/ou açúcar, passam muito rápido pelo estômago até o intestino e isso causa desconfortos estomacais e intestinais logo após a alimentação.
A perda de peso muito grande e rápida pode ser um problema no campo da estética e, consequentemente, para a autoestima do paciente. Uma cirurgia reparadora para retirada do excesso de pele será necessária, porém ela é indicada após a estabilização do peso (que pode ocorrer entre 1 a 2 anos).
Geralmente, as complicações surgem durante o período de internação, e são rapidamente resolvidas pela equipe médica. No entanto, dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser necessário fazer uma nova operação para corrigir o problema.
A relação com o alimento antes da cirurgia deve ser levada em consideração, pois pode haver complicações que podem levar à algum tipo de compulsão ou transtorno alimentar. Parte do processo pré-operatório é o acompanhamento psicológico e que não perde sua importância após a alta médica.
Todo o cuidado é necessário, principalmente o acompanhamento após a cirurgia bariátrica. A obesidade é uma doença crônica que não será resolvida com o bisturi. É muito importante ter à disposição uma equipe capaz e pronta à ajudar desde a primeira consulta.
Agora que você sabe que além da perda de peso é preciso saber os riscos envolvidos, conheça a BariCare, que é uma clínica especializada em Cirurgia Bariátrica e nas especialidades que tratam da obesidade mórbida. Ela conta com uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para o pré-operatório, cirurgia e acompanhamento dos pacientes a curto e longo prazo.
Contato
Para entrar em contato com a Baricare, clínica de cirurgia bariátrica em SP, basta preencher o formulário do site ou ligar para os telefones: (12) 3346-0356 / (12) 3346-0359 / (12) 99145-7897. Você também pode mandar um e-mail para: contato@baricare.com.br ou drgustavofernandes@baricare.com.br. A clínica Baricare fica localizada na Av. Nove de Julho, 685, sala 73, em São José dos Campos / SP.
Cirurgia Bariátrica é na Baricare!