Fase Lua de Mel pós-bariátrica? Sim, ela existe!
Aquele período de motivação e foco depois da realização do procedimento é importante, mas fica o alerta sobre os cuidados com o corpo e com a saúde depois que essa fase passar
Muitos relacionamentos passam por aquela fase da lua de mel, tudo na mais perfeita ordem, sem altos e baixos, nem obstáculos. Da mesma forma, os pacientes que têm um relacionamento com a balança, os recém-operados de bariátricas, também passam por essa fase de lua de mel.
Chamamos assim os primeiros 18 meses após a realizações do procedimento, pois é neste período em que a pessoa está mais motivada, disposta a seguir as recomendações médicas e nutricionais à risca, além de ser nesse período em que a autoestima do paciente está elevada, deixando-o mais tranquilo e menos ansioso, apto a seguir a dieta como deve ser, sem deslizes.
É na lua de mel do bariátrico em que há uma rápida perda de peso, sem a necessidade de grandes esforços. Porém, como tudo na vida, essa fase também passa e é aí que chega o período que os cuidados devem ser redobrados.
Passada essa fase, o apetite que esteve reduzido começa a aumentar e o peso se estabiliza. Alguns problemas emocionais podem reaparecer e se o paciente não tomar cuidado e ficar sempre vigilante, velhos hábitos podem voltar.
Pesquisas apontar que cerca de 50% dos pacientes têm ganho de peso após um ano e meio da cirurgia, o que é considerado normal e até esperado considerando o retorno dos fatores acima na rotina.
Apesar da bariátrica ser uma grande facilitadora no processo de emagrecimento, apenas o procedimento sozinho não é capaz de fazer com que os resultados se mantenham.
É fundamental o paciente estar ciente de todas essas etapas do processo da bariátrica para não ter mais frustrações e sofrer com efeito sanfona a longo prazo. Com acompanhamento multidisciplinar e supervisão nutricional frequente, o paciente conseguirá fazer com que essa lua de mel perdure por mais tempo e todos os desafios sejam superados em todas as fases do pós-cirúrgico. Fale com o seu médico e saiba mais sobre essas etapas.