A obesidade vista como doença
Doença já pode ser considerada epidemia no Brasil com 41,2 milhões de brasileiros com mais de 18 anos obesos
A obesidade que por muitos é vista apenas como estilo de vida para a medicina é considerada doença crônica que afeta pessoas do mundo inteiro. Sua principal característica é o acúmulo excessivo de gordura corporal.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) 96 milhões de brasileiros adultos estão com sobrepeso, correspondendo a 60,3% da população maior que 18 anos e nos Estados Unidos esse público passa a marca dos 64% dos estadunidenses.
Causa e sintomas
Essa doença tem como causa a alimentação inadequada e de forma excessiva. Com a abundância do consumo de alimentos e a falta de atividade física há o acúmulo de gordura corporal.
Quando as roupas passam a ficar apertadas, a balança a ser inimiga apresentando uma quantidade elevada de peso, surgimento de episódios de apneia do sono, dificuldade de movimentar-se, cansaço frequente e distúrbios no ciclo menstrual são alertas do corpo representando indícios de obesidade.
Diagnóstico
Essa doença é diagnosticada de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) do paciente. O cálculo consiste em dividir a quantidade de quilos pelo quadrado da altura em metros de cada pessoa.
Quando o resultado é entre 30 e 34,9 kg/m² o paciente tem obesidade leve, o nível moderado é com IMC de 35 a 39,9 kg/m² e a grave ou mórbida é diagnosticada quando o IMC é maior que 40 kg/m².
Riscos
A obesidade pode ser fator de risco para o desenvolvimento de outras patologias, isso porque aumenta a probabilidade de desenvolver hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Problemas físicos também podem ser agregados à obesidade como artrose, pedra na vesícula, refluxo esofágico, artrite, tumores de intestino e de vesícula. Além de mexer com a autoestima, podendo causar depressão e outros transtornos emocionais.
Tratamento
Assim como qualquer outra doença a obesidade precisa ser tratada. É necessário procurar um médico especialista que acompanhe o paciente durante todo o tratamento.
Para pacientes com obesidade mórbida ou com IMC acima de 35 associado a outras comorbidades a cirurgia bariátrica é indicada como forma de tratamento. Buscar uma equipe qualificada e experiente faz a diferença no processo de emagrecimento.