Influência da obesidade no funcionamento do corpo
Doença contribui para acúmulo de gordura em órgãos e piora inflamações
A obesidade é uma doença que afeta diferentes partes do corpo devido ao excesso de peso acumulado. Podendo contribuir para o desenvolvimento de comorbidades como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, danos físicos e cerebrais.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) obesidade é uma doença crônica, sendo um problema de longa duração que pode resultar em morte precoce.
Isso porque o tecido adiposo que acumula gordura produz hormônios e outros fatores que contribuem para a piora do processo inflamatório. Quando há um aumento excessivo nessa produção causa inflamação constante, interferindo na função de diversos órgãos.
Partes do corpo mais afetadas
A obesidade pode afetar o corpo como um todo, mas tem maior interferência nos principais órgãos e partes físicas.
Essa doença gera inflamações nos vasos sanguíneos, favorecendo o acúmulo de placas de gordura, que enrijecem e estreitam as veias e artérias. Exigindo que o coração trabalhe mais devido ao aumento da pressão arterial. Esses fatores podem resultar em insuficiência cardíaca ou infarto devido a possível obstrução dos vasos.
Devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos aumenta o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral), podendo acontecer em casos que o fluxo sanguíneo no cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, por causa do entupimento da veia ou rompimento de um vaso no órgão.
Pessoas obesas também têm maiores chances de desenvolver transtornos psicológicos como depressão e compulsão.
O acúmulo de gorduras pode acontecer em diversos órgãos como fígado, pâncreas e pulmões. Isso interfere no bom funcionamento do sistema corporal, causando alterações metabólicas como resistência à insulina, aumento da quantidade de açúcar no sangue e a probabilidade de desenvolver diabetes.
A gordura acumulada no tronco cria barreiras mecânicas que dificultam a expansão dos pulmões durante a inspiração, reduzindo a capacidade respiratória, o que leva a falta de ar e fadiga, com propensão a desenvolver asma e apnéia.
Obesidade também é fator contribuinte para problemas nas articulações, como joelhos, quadril e coluna. Devido ao processo inflamatório constante que podem levar a lesões articulares e desgaste na cartilagem, desenvolvendo osteoartrite.
Cuidados para a vida
A obesidade pode ser tratada quando o paciente se compromete em mudar os hábitos alimentares e passa a fazer atividades físicas.
Para casos de obesidade mórbida ou quando o acúmulo de peso já está agregado a outras comorbidades é indicado fazer a bariátrica. Buscar uma equipe que acompanhe o processo de emagrecimento e oriente sobre os cuidados necessários contribui para o sucesso do tratamento.