Gravidez após a bariátrica
O ideal é que candidatas à bariátrica façam antes do procedimento uma programação para evitar a gravidez pelo primeiro ano e três meses de pós-operatório.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, as pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica precisam esperar 15 meses de pós-operatório para ter uma gravidez sem riscos.
Segundo alguns especialistas da sociedade, após a bariátrica as mulheres podem ter mais facilidade para engravidar, devido a perda de peso ocorrem diversas mudanças hormonais, além disso, o emagrecimento melhora a forma em que a paciente se vê, aumentando o desejo sexual.
Durante esses meses é recomendável a anticoncepção, porém para fazer uso de anticoncepcional é preciso da autorização do cirurgião e de um ginecologista que acompanhe o caso. Um dos métodos mais indicados é o DIU que deve ser analisado pela paciente junto a equipe médica.
Saúde materna e fetal
É preciso que a mulher esteja com as vitaminas e nutrientes adequados para uma gestação, indica-se que esta continue com o acompanhamento de nutricionista e que faça a suplementação de forma correta.
Quando há falta de vitaminas e nutrientes no organismo da mãe pode haver complicações na gestação, manifestando riscos para o desenvolvimento do bebê. O ideal é que a gravidez seja planejada com acompanhamento da equipe multidisciplinar e de um ginecologista.
É natural que a gestante ganhe peso, mesmo em casos pós bariátrica, no entanto, é preciso que ela continue se alimentando de forma correta e que perca os quilos que engordar após o parto.