Bariátrica: o início para novos hábitos
Em casos que o paciente não adquira novos hábitos ou que ignore as indicações médicas pode haver reganho de peso.
Inúmeros estudos da área da medicina comprovam a eficiência da bariátrica no tratamento de obesidade grave e associada a outras comorbidades, sendo um procedimento que induz o emagrecimento de forma saudável e com acompanhamento de equipe multidisciplinar.
É garantido que a bariátrica é o start para uma nova vida que precisa aderir hábitos que correspondam às alterações no organismo e que contribuam para o emagrecimento.
Hábitos que respeitem a saciedade do corpo, evitando alimentos gordurosos, açucarados e gaseificados, além de seguir as instruções do pré e pós-operatório, prática de atividade física, mantendo o vínculo médico e paciente.
O reganho de peso é uma hipótese que pode acontecer, na maioria das vezes ocorre por falha na mudança de hábitos ou no acompanhamento médico, já que há pacientes que após o procedimento passam a faltar em consultas ou não continuam o tratamento nutricional e psicológico.
A cirurgia bariátrica é um comprometimento que precisa partir principalmente do paciente que orientado por uma equipe multidisciplinar busca mudar os hábitos que tinha na obesidade para atitudes que o ajude a emagrecer de forma saudável. O tratamento continua mesmo depois do procedimento.