Para quem a bariátrica é indicada?
A bariátrica é uma cirurgia que auxilia no emagrecimento rápido de pacientes obesos. Ficou conhecida como “redução do estômago” devido às modificações realizadas no órgão para diminuir a capacidade de receber alimentos e assim influenciar na perda de peso.
Esse procedimento é indicado para pacientes com IMC igual ou maior que 40 e com IMC de 35 associado a comorbidades, que são doenças ligadas diretamente à bariátrica.
A obesidade é o excesso de gordura e peso corporal. Existem diferentes fatores que provocam esta doença crônica. Pacientes que tenham hábitos de ingerir grande quantidade de alimentos, principalmente ricos em açúcares e gorduras, têm propensão a serem obesos.
Além disso, são fatores de risco a falta de exercício físico, genética e problemas hormonais.
Critérios
Para fazer a cirurgia bariátrica é preciso ter mais do que 16 anos, sendo que pacientes até os 18 anos precisam ter o acompanhamento de um pediatra na equipe multidisciplinar e previamente ser analisado o desenvolvimento estrutural do corpo, as cartilagens nas epífises de crescimento dos punhos deve estar consolidadas.
No caso de idosos com mais de 60 anos o procedimento só será liberado mediante análise crítica das condições de saúde dos pacientes, levando em conta os fatores de risco e a necessidade da cirurgia.
Pacientes com IMC 35 que queiram fazer a bariátrica precisam possuir alguma comorbidade como hipertensão, diabetes tipo 2, limitações ortopédicas, apnéia do sono, depressão, disfunção erétil, hérnia discal, entre outras.
É sempre importante que o paciente consulte uma equipe multidisciplinar e siga à risca as recomendações médicas no pré e no pós-operatório.