Bariátrica na adolescência: pode ou não?
Para alguns especialistas, o número de adolescentes que procuram pela bariátrica tem crescido nos últimos anos, isso porque a quantidade de jovens obesos tem aumentado.
É possível fazer a cirurgia bariátrica a partir dos 16 anos, isso se o paciente se enquadrar em exigências como o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 35 associado a comorbidades ou em casos de IMC igual ou maior que 40.
Para dar início ao tratamento bariátrico é preciso de um pediatra para compor a equipe multidisciplinar e apresentação de parecer médico comprovando que outros tratamentos para emagrecimento não deram certo.
Fora a necessidade do acompanhamento do pediatra, o pré e pós-operatório da bariátrica em casos de adolescentes é igual ao das outras idades, porém é preciso ter a certeza de que o jovem já completou a fase de crescimento e desenvolvimento corporal.
É de extrema importância que o caso seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar completa, para tratar a obesidade e qualquer outra doença associada, sejam elas físicas ou emocionais.