Obesidade: doença ou autoaceitação?
Algumas pessoas costumam dizer que estão acima do peso porque gostam e que tudo é questão de autoaceitação. Também acreditamos que é preciso se amar, mas faz parte da autoaceitação cuidar da própria saúde. É preciso enxergar quando os quilos a mais estão causando desgastes e passam a ser doenças.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), obesidade é o excesso de gordura corporal que causa prejuízos à saúde, ou seja, uma doença. São considerados obesos, pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 30.
Existem três graus de obesidade, sendo obesidade grau I os casos de IMC entre 30 e 34,9, grau II os IMCs entre 35 e 39,9, e o grau III ou também conhecida como obesidade mórbida os pacientes com resultado de IMC igual ou maior que 40.
O fato é que a obesidade acarreta outras doenças junto a ela, as quais são chamadas de comorbidades. São patologias como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas ósseos, gordura no fígado, entre outras. Essas doenças potencializam os riscos à saúde em casos de infecção com algum agente patogênico.
É preciso deixar claro que existe tratamento para a obesidade que pode proporcionar mais saúde para o paciente, a bariátrica é uma cirurgia segura e precisa ser feita por um especialista e ter o acompanhamento no pré e no pós-operatório de uma equipe multidisciplinar.