Gastroplastia endoscópica, indicações e contraindicações
A gastroplastia endoscópica tem se popularizado no Brasil, porém é preciso atenção para as indicações e contra indicações, pois este procedimento possui riscos caso não seja feito de forma adequada e se o paciente não seguir as recomendações.
Conhecida como redução do estômago por endoscopia, é um procedimento não cirúrgico indicado para pacientes com obesidade leve, com o resultado de IMC entre 30 e 34,9. Este público não tem recomendação para a cirurgia bariátrica, indicada para obesos grau 2 com comorbidade e grau 3, ou a metabólica, que é indicada exclusivamente para obesos grau 1 diabéticos.
Pacientes obesos grau 1 que não são diabéticos, mas precisam perder peso e não tiveram sucesso com dietas podem fazer a gastroplastia endoscópica, no entanto, os demais graus de obesidade não possuem indicação para este procedimento.
Isso porque aumentam os riscos de insucesso do procedimento, ou uma perda de peso insignificante. Na gastroplastia endoscópica o paciente também recebe anestesia geral e o procedimento tem duração similar com a cirurgia bariátrica.
Nos casos de obesidade grau 2 com comorbidade e grau 3 é preciso um acompanhamento especializado em bariátrica, já que o sobrepeso nessas situações são fatores de risco para diversas doenças, além de ser necessário o acompanhamento da equipe multidisciplinar.