Tem “dia do lixo” no pós-bariátrica?
A bariátrica é uma cirurgia que ajuda o paciente a emagrecer dentro de um período mais curto do que o convencional proporcionado por técnicas não cirúrgicas. Porém, junto deste procedimento vêm novos hábitos tanto alimentares, quanto de atividades físicas.
Para emagrecer e manter-se saudável o paciente precisa estar disposto a praticar diariamente o hábito de alimentar-se de forma adequada a capacidade de seu estômago e com alimentos saudáveis, sem excesso de gorduras e carboidratos.
A alimentação passa a ser fator decisivo entre a saúde e o mal-estar daquele paciente. Devido à redução do estômago, é provável que após a bariátrica o consumo em excesso de alimentos açucarados e gordurosos se torne mais difícil, nos casos extremos ocorre o dumping, uma sensação de quase morte devido aos exageros.
O mais indicado é que o paciente mantenha uma dieta saudável e sem exageros, porém, após a liberação da equipe médica, doces e outras comidas poderão ser consumidos desde que de forma consciente e sem exageros.