A importância de comer devagar no processo de emagrecimento
Adotar hábitos saudáveis é um conjunto de escolhas educativas em busca de resultados.
Emagrecer nem sempre depende apenas de exercício físico, para chegar no peso desejado é preciso dedicação e mudanças de hábitos. Reeducação alimentar faz parte do processo de emagrecimento, mesmo para pacientes pós-operados por bariátrica.
A obesidade é uma doença crônica que tem herança genética de origem poligênica, ou seja, o paciente obeso é resultado de vários genes. Entre esses genes, alguns estão relacionados à ingestão de alimentos, gastos energéticos ou que agem em ambos os pontos. Segundo pesquisa do IBGE de 2019, 95.901 pessoas acima de 18 anos no Brasil estão com sobrepeso.
Reeducação alimentar
De acordo com o Ministério da Saúde, a publicidade tende a enfatizar propagandas de “superalimentos” e dietas milagrosas, estas muitas vezes podem causar risco para a saúde.
Alimentos variados in natura e minimamente processados em adequada quantidade e qualidade podem promover a saúde de cada pessoa. Ter um tempo disponível para saborear e comer devagar auxilia no processo de satisfação.
Hábitos como mastigar pouco, comer rápido, falar ou beber líquidos enquanto come podem prejudicar o processo de alimentação. Quando a refeição é feita de forma rápida com pouca mastigação a pessoa passa a sentir mais vontade de comer, isso porque o cérebro não percebe que o corpo já está satisfeito.
Acompanhamento
Quando o assunto é saúde precisa-se de acompanhamento especializado para um tratamento de excelência. Com auxílio de especialistas é traçado um plano nutritivo e funcional para cada paciente, de acordo com suas exigências e necessidades.
Emagrecer não precisa ser um empecilho, com a ajuda de um profissional é possível encontrar a melhor forma de emagrecimento saudável.