Anestesia no processo bariátrico
Faz parte do processo da bariátrica a anestesia, por isso existe a consulta de avaliação com o anestesista. Essa consulta é feita uma semana antes da cirurgia com finalidade do médico anestesista conhecer o quadro clínico.
O médico conhece o paciente e avalia as condições prévias como alergias, histórico da pessoa com anestesias, cirurgias já feitas e patologias existentes. Além disso, é indicado que o candidato à bariátrica tire todas as dúvidas referentes à anestesia durante essa consulta.
A anestesia e quantidade que será usada durante o procedimento são definidas pelo médico anestesista após a consulta pré-anestésica. No dia da cirurgia, esse mesmo anestesista que avaliou o paciente, faz o procedimento anestésico.
No dia da cirurgia bariátrica o procedimento anestésico é dividido em três etapas. Primeiro é a indução anestésica, o paciente recebe os primeiros medicamentos antes do início da cirurgia.
Depois, vem a fase trans-operatória, onde o paciente já anestesiado recebe um fluxo constante de gás anestésico e oxigênio. Após o procedimento vem a fase pós-anestésica que é quando o paciente acorda e a inalação dos gases anestésicos é suspensa.
Durante todo o procedimento bariátrico os sinais vitais do paciente são monitorados e a anestesia é mantida em quantidade adequada para a realização da cirurgia.