Benefícios dos Exercícios Após a Cirurgia Bariátrica
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, mais de 105 mil cirurgias bariátricas foram realizadas no Brasil em 2017. O crescimento da procura pelo procedimento tornam necessários os esclarecimentos sobre ele. Nesse caso, um dos principais é a importância e os benefícios da atividade física após a cirurgia.
Lutar contra o sedentarismo para não recuperar o peso perdido e tonificar o corpo são alguns dos desafios dos pacientes. Para isso, o exercício físico pode – e deve – ser o seu maior aliado no período pós-operatório. Assim, cria-se ainda um hábito saudável para toda a vida.
Porque praticar exercícios após a bariátrica?
De acordo com os médicos, a perda de peso nos meses após a cirurgia bariátrica é muito mais rápida. Inclusive, é por esse motivo que os pacientes necessitam do acompanhamento de um profissional de nutrição para não sofrer com a deficiência de algum nutriente.
Contudo, é possível potencializar essa perda de peso característica de uma maneira mais saudável. Ao praticar exercícios físicos há uma melhora cardiorrespiratória significativa. Além disso, pode facilitar a cicatrização. O maior benefício, porém, está relacionado à minimização da perda de massa óssea e muscular. Ao tonificar o corpo com exercícios, o paciente evita justamente a perda de massa magra.
Além dos benefícios ao corpo, a prática dos exercícios após a cirurgia bariátrica também é fundamental para a saúde mental. Muitas pessoas que passam pela intervenção cirúrgica alcançaram o quadro de obesidade devido a transtornos alimentares, depressão ou ansiedade, por exemplo. Comprovadamente, a atividade física auxilia na liberação de hormônios que inibem sentimentos de tristeza e ansiedade. Dessa forma, previne-se gradativamente que o paciente apresente novamente os sintomas de doenças mentais.
Exercícios mais indicados
O ideal é sempre contar com um profissional da área para indicar o tipo de exercício mais apropriado para cada paciente. De acordo com o seu perfil, um exercício pode ser mais eficiente do que o outro. Entretanto, há sempre as práticas físicas que são indicadas de forma geral após a cirurgia.
Hidroginástica, natação, caminhadas, corrida, ginástica, musculação, treinamento funcional, ciclismo: esses são apenas alguns dos exemplos indicados. O importante mesmo é que após a cirurgia bariátrica o paciente tenha consciência de que precisa mudar o estilo de vida. Para escolher a prática ideal devem ser levados em conta fatores como o gosto pessoal do paciente, idade, condição física, entre outros.
Uma das principais formas de habituar o corpo ao novo ritmo é iniciar com caminhadas curtas de 15 a 30 minutos ao longo da semana. Assim, o corpo adquire mais capacidade física e, caso seja o objetivo do paciente, é possível incorporar outras atividades após a liberação médica. Normalmente, um mês após a cirurgia o paciente é liberado para exercícios de fortalecimento muscular.
Luta contra o sedentarismo
Além de auxiliar na recuperação da massa magra perdida com a cirurgia bariátrica, a prática de exercícios também é a forma mais eficiente de combater o sedentarismo. É ele o inimigo que pode levar o paciente a engordar novamente mesmo após a cirurgia.
Os exercícios físicos devem ser aliados a uma alimentação saudável e balanceada. As refeições devem conter todos os nutrientes necessários e evitar gorduras, alimentos processados e açúcar em excesso, por exemplo. Mesmo assim, é a atividade física que garantirá a manutenção do novo peso e o fortalecimento dos músculos.
A dúvida de muitos pacientes é por quanto tempo após a cirurgia bariátrica eles devem praticar exercícios. A resposta é que esse deve ser um hábito para toda a vida, já que não é benéfico apenas para a perda de peso, mas também para a saúde do corpo como um todo.