Cirurgia Bariátrica: 5 Dúvidas Frequentes

1-1200x672.jpg

A taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, neste ano. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Você é parte desta parcela da população e está considerando fazer uma cirurgia bariátrica, mas tem muitas dúvidas? Nós vamos te esclarecer 5 dúvidas frequentes sobre cirurgia bariátrica.

Veja também: Quais os riscos de engravidar após a cirurgia bariátrica?

5 Dúvidas Frequentes sobre cirurgia bariátrica:

1.O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia da obesidade, redução do estômago e gastroplastia, é uma plástica do estômago que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) muito elevado.

2.Quais os tipos de cirurgia bariátrica?

Quais os tipos de cirurgia bariátrica?

Há diversos tipos de cirurgias e eles diferem-se pelo método utilizado de acordo com o quadro de cada paciente. Entretanto, o objetivo em todos os tipos é o mesmo: reduzir a quantidade de alimentos ingerida ou a absorção deles. Isso acontece justamente pela redução do estômago.

Existem quatro técnicas diferentes de cirurgia bariátrica reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Veja quais são:

  • Banda Gástrica Ajustável é um dispositivo de silicone colocado no início do estômago e ligado a uma espécie de reservatório no qual é possível injetar água destilada para apertar mais o estômago ou esvaziar, para aliviar a restrição. Essa técnica corresponde a 5% dos procedimentos;
  • Gastrectomia Vertical remove de 70 a 85% do estômago do paciente, transformando-o em um tubo estreito. Corresponde a 15% dos procedimentos;
  • Bypass Gástrico diminui para 10% a capacidade do estômago, restringindo a quantidade de comida ingerida e desviando esses alimentos para a primeira porção do intestino, chamada duodeno, até a porção intermediária do órgão, chamada jejuno. Corresponde a 75% dos procedimentos;
  • Derivação Bileopancreática é uma associação da Gastrectomia Vertical, com 85% do estômago retirado, com desvio intestinal. Corresponde a 5% dos procedimentos.

3.Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que apresentam certas condições, como em casos de obesidade extrema, quando o paciente possui IMC de 40 ou mais. Adicionalmente, este tipo de cirurgia é destinado a pacientes com IMC entre 35 e 39 que apresentam problemas graves de saúde relacionados ao peso, como diabetes tipo 2, pressão alta ou apneia do sono severa. Entretanto, caso o indivíduo possua IMC acima de 30 e também mostre adversidades decorrentes do excesso de peso, ele também poderá ser submetido a uma cirurgia bariátrica.

4.Em quanto tempo se perde peso após a cirurgia?

Principalmente devido à dieta líquida e hipocalórica, o paciente reduz o peso em aproximadamente 800 gramas por dia durante a primeira semana após a cirurgia. Ao final do primeiro mês é possível diminuir de 8 a 12% do peso corporal. Isso significa que um indivíduo de 120 Kg terá perdido cerca de 12 Kg após um mês passado da realização da cirurgia.

A grande maioria da redução de peso ocorre de 12 a 14 meses pós-cirúrgicos. Logo, o primeiro ano após a cirurgia é de extrema importância para alcançar o sucesso do tratamento. Cerca de dois anos depois das intervenções cirúrgicas, a perda de peso é menor e se estabiliza nos meses seguintes.

5.O que não pode comer após a cirurgia?

O que não pode comer após a cirurgia?

Não há muitos alimentos proibidos após a cirurgia. Mas, é necessário ingerir menores quantidades de alimentos e ter uma alimentação saudável e equilibrada. Os pacientes que antes da cirurgia bariátrica possuíam maus hábitos alimentares, precisam passar por uma reeducação alimentar após o procedimento. Isso é o que ajudará a manter o novo peso a longo prazo e impede o reganho de peso. É fundamental, ainda, ter o acompanhamento de um nutricionista.

Veja também: Cirurgia Bariátrica pode ser feita em adolescentes?

Clínica Baricare

Agora que te esclarecemos 5 dúvidas frequentes sobre cirurgia bariátrica, conheça a BariCare, que é uma clínica especializada em Cirurgia Bariátrica e nas especialidades que tratam da obesidade mórbida. Ela conta com uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para o pré-operatório, cirurgia e acompanhamento dos pacientes a curto e longo prazo.

Marque agora uma consulta

Contato

Para entrar em contato com a Baricare, clínica de cirurgia bariátrica em SP, basta preencher o formulário do site ou ligar para os telefones: (12) 3346-0356 / (12) 3346-0359 / (12) 99145-7897. Você também pode mandar um e-mail para: contato@baricare.com.br ou drgustavofernandes@baricare.com.br. A clínica Baricare fica localizada na Av. Nove de Julho, 685, sala 73, em São José dos Campos / SP.

Cirurgia Bariátrica é na Baricare!





Contate-nos

Entre em contato agora

Entre em contato conosco agora mesmo! Nós vamos te auxiliar sobre todos os detalhes a respeito da cirurgia bariátrica


TELEFONE

Ligue agora!
(12) 3346-0356
(12) 3346-0359
(12) 99145-7897



VISITE-NOS

Av. Nove de Julho, 685, sala 73,
12243-000 – São José dos Campos



Sobre nós

A BariCare é uma empresa especializada em cirurgia bariátrica, tratamento global da obesidade mórbida, no preparo pré operatório e seguimento do paciente, e outras especialidades. Possuímos diversos profissionais qualificados que trabalham juntos há anos, fornecendo todo apoio que o paciente precisa.



Diretor Técnico Responsável

Dr.Gustavo Fernandes

CRM-SP 121.237

BariCare – Dr. Gustavo © Copyright 2018 Clínica de Cirurgia Bariátrica | Desenvolvido por: Espalhando


baricare

Enviar mensagem
1
Olá! Clique no botão abaixo para conversar com a equipe Baricare.