Cirurgia Bariátrica: Como evitar trombose após a cirurgia bariátrica
Você sabe o que é trombose? Normalmente, ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, formando trombos dentro dos vasos sanguíneos, impedindo o fluxo de sangue.
Para os pacientes que se submetem a qualquer cirurgia pode aumentar o risco de desenvolver trombose, pois é comum ficar muito tempo parado, tanto durante, quanto após o procedimento, o que prejudica a circulação do sangue.
Como evitar a trombose após cirurgia bariátrica?
Para evitar a trombose depois da cirurgia bariátrica, é indicado fazer pequenas caminhadas logo após a liberação do médico, usar meias elásticas por cerca de 10 dias, ou até, quando seja possível voltar a andar normalmente, mexer as pernas e os pés enquanto está deitado, e tomar remédios anticoagulantes para impedir a formação de coágulos.
Como apresentado anteriormente, a trombose pode surgir após qualquer cirurgia, no entanto, o índice aumenta quando é realizado uma cirurgia complexa e com demora mais de 30 minutos, como por exemplo, a cirurgia bariátrica.
Sintomas da trombose após a cirurgia bariátrica
Na maioria dos casos, os sintomas mais frequentes da trombose ocorrem nas primeiras 48 horas, até cerca de 7 dias depois da cirurgia, causando vermelhidão na pele, calor e dor na perna.
O que fazer após a cirurgia bariátrica para evitar trombose?
- Caminhar assim que possível;
- Usar meia elástica;
- Manter as pernas elevadas;
- Com indicação médica, tomar remédios anticoagulantes;
- Fazer massagem nas pernas.
Agora, que você já sabe o que envolve o aparecimento da trombose, antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, consulte uma equipe especialista. Conheça a clínica BariCare.