Cirurgia Bariátrica em Cirróticos
De acordo com Sociedade Brasileira de Hepatologia, a cirurgia Bariátrica em Cirróticos é um assunto importante e que surge muitas dúvidas para os pacientes.
Pensando nisso, a SBH preparou uma cartilha especial sobre este tema, e que vamos compartilhar mais informações a seguir.
O que é Cirrose?
Cirrose é a transformação de um fígado normal em um fígado endurecido (fibrótico). Isso ocorre quando o fígado sofre uma agressão persistente por um longo período de tempo, como no caso das hepatites virais crônicas (hepatite B e hepatite C) e ingestão abusiva de álcool, entre outras.
O acúmulo de gordura no fígado ou esteatose hepática, bastante comum em indivíduos obesos, também é causa de cirrose hepática e vem se tornando uma das principais indicações de transplante de fígado no Brasil e no mundo.
A cirrose pode ser classificada em compensada, quando o fígado ainda consegue exercer suas principais funções, ou descompensada, quando o paciente apresenta complicações em decorrência de funcionamento inadequado ou insuficiente do órgão.
Paciente com cirrose hepática poderá fazer cirurgia bariátrica?
Procedimentos cirúrgicos em pacientes cirróticos resultam em maior morbidade e mortalidade, com maior tempo de internamento hospitalar e maior risco de complicações. Porém, a cirurgia bariátrica poderá ser realizada de maneira segura em indivíduos cuidadosamente selecionados (pacientes com cirrose hepática compensada).
O médico deverá levar em consideração a gravidade da cirrose, o funcionamento do fígado e a presença ou não de hipertensão portal, representada, por exemplo, pela presença de varizes de esôfago.
Existe um tipo de cirurgia bariátrica mais indicado para paciente com cirrose?
A decisão do tipo de cirurgia a ser realizada deve ser discutida com o seu médico, levando-se em consideração todos os riscos cirúrgicos e o grau de alteração do fígado cirrótico.
Resultados melhores são observados quando o paciente portador de cirrose hepática é submetido à cirurgia bariátrica laparoscópica e não à cirurgia aberta.
Uma das modalidades preferidas de cirurgia bariátrica nestes casos é a sleeve ou gastrectomia vertical. Nesta modalidade cirúrgica, retira-se através de grampeamento, uma parte do estômago, restando apenas um tubo gástrico.
Pacientes portadores de cirrose hepática apresentam melhores resultados quando são submetidos à cirurgia bariátrica em grandes centros ou em serviços com grande experiência.
Conheça a clínica BariCare! Fundada em 2017 pelo Dr. Gustavo Fernandes, a clínica, localizada em São José dos Campos, tem como missão oferecer atendimento médico de qualidade e excelência aos pacientes bariátricos.
A BariCare é uma clínica especializada em Cirurgia Bariátrica e nas especialidades que tratam da obesidade mórbida. Conta com profissionais qualificados e preparados para o pré-operatório, cirurgia e acompanhamento dos pacientes a curto e longo prazo.
O grupo de colaboradores da BariCare são altamente qualificados, possuindo certificações de especialistas e mestres. Com a vasta experiência no atendimento de problemas relacionados à obesidade, constroem a história de sucesso da clínica.