Cirurgia bariátrica: Operados recentemente estão no grupo de risco da Covid-19?
O novo coronavírus (Covid-19) está gerando muita preocupação e dúvidas. Além das formas de proteção e prevenção, outra dúvida frequente é sobre o grupo de risco. Quem está no grupo de risco do coronavírus? Só os idosos? Pessoas com problemas respiratórios? Pessoas com diabetes? E em caso de cirurgia bariátrica, os operados recentemente estão no grupo de risco da Covid-19? Continue acompanhando o artigo e tire suas dúvidas.
Veja também: Cirurgião Bariátrico especialista em Cirurgia Revisional – Dr. Gustavo Fernandes Baricare
Quem fez cirurgia bariátrica está no grupo de risco da Covid-19?
Como explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr. Marcos Leão, nesta matéria, pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica e tiveram uma perda de peso significativa não são considerados grupo de risco. Segundo Leão, os cuidados dos pacientes bariátricos devem ser os mesmos de uma pessoa normal – a não ser os pacientes com idade avançada que, assim como os demais devem redobrar os cuidados.
“O paciente que passou pela cirurgia perdeu peso, reduziu as doenças associadas e teoricamente está com mais saúde. Sua respiração, sistema fisiológico e metabolismo estão melhores do que se estivesse ainda com a obesidade. Os benefícios da cirurgia bariátrica são importantes no enfrentamento de qualquer epidemia”, comenta.
O cirurgião também alerta que o paciente bariátrico ou metabólico deve manter o acompanhamento com seu médico e demais especialistas da equipe multidisciplinar para checar os níveis de vitaminas e minerais no organismo, entre outros fatores de ordem clínica.
“Em vez de ficar apavorado, sentindo-se exposto à doença, é importante que o paciente avalie a sua reposição vitamínica e faça uma consulta de revisão. Esse é o momento para se revitalizar e ganhar força. Recomendamos que todos estejam em dia com suas revisões, pois isso também é importante para enfrentar o COVID-19”, explica Leão.
Veja também: Qual a melhor vitamina para bariátrico?
Operados recentemente estão no grupo de risco da Covid-19?
Como explica esta entrevista do Bem-Estar quem foi operado há menos de 6 meses deve ter atenção, já que passou por um estresse cirúrgico e tem riscos de desenvolver infecções.
Clínica BariCare
Agora que você sabe se operados recentemente estão no grupo de risco da Covid-19 conheça a clínica Baricare, que oferece todos os cuidados necessários aos pacientes após a cirurgia e tem uma equipe multidisciplinar. Ela possui profissionais qualificados e preparados para o pré-operatório, cirurgia e acompanhamento dos pacientes a curto e longo prazo. A BariCare é especializada em Cirurgia Bariátrica e nas especialidades que tratam da obesidade mórbida.
A clínica tem como fundador e cirurgião o Dr. Gustavo Fernandes e conta com profissionais como nutricionista, psicólogo e endocrinologista, que fazem o preparo e acompanhamento do paciente. O Dr. Fernandes leciona a disciplina de Cirurgia Geral no curso de Medicina da Faculdade de Medicina Santa Marcelina (FASM).
Saiba mais sobre o Dr. Gustavo Fernandes, clicando aqui.
Para entrar em contato com a Baricare, basta mandar uma mensagem no site ou ligar para os telefones: (12) 3346-0356 / (12) 3346-0359 / (12) 99145-7897. Você também pode mandar um e-mail para: contato@baricare.com.br ou drgustavofernandes@baricare.com.br. A clínica Baricare fica localizada na Av. Nove de Julho, 685, sala 73, em São José dos Campos / SP.
Este texto tem caráter informativo e educativo e não substitui a consulta médica.