Cirurgia bariátrica: Riscos a longo prazo
A cirurgia bariátrica é uma das técnicas para tratar a obesidade mais inovadora que há no campo da saúde hoje em dia. Antes de recorrer à cirurgia bariátrica, para o tratamento de obesidade, é muito importante seguir as orientações médicas e ter bem em mente os riscos relacionados. É claro que os benefícios são bem atraentes, mas os riscos existem e as complicações a longo prazo associados à cirurgia para a perda de peso podem ocorrer. Por isso, é bom conhece-los para tomar uma decisão consciente. Algumas das reações são:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Fraqueza;
- Cálculos biliares;
- Hipoglicemia (taxa de açúcar baixa no sangue);
- Desnutrição;
- Vazamento de conexão cirúrgica entre o estômago e intestino;
- Úlceras.
Após a cirurgia bariátrica, pode ser difícil regular a quantidade de alimento ingerido para ter uma alimentação saudável, pois o estômago processa os alimentos e os manda de forma muito mais rápida ao intestino, sem os digerir corretamente. Fazer boas escolhas alimentares evitará que seu estômago fique inchado e que sinta náuseas, tontura e fraqueza. É bem comum, em casos com reação adversa, que os pacientes desenvolvam Síndrome de Dumping cujo sintomas causam desconfortos estomacais e intestinais logo após a alimentação.
A desnutrição é outra possível complicação que pode surgir nos meses seguintes após a cirurgia. Por isso, a maioria dos pacientes irá precisar de complementos vitamínicos como uso constante.
Quando o colesterol atinge níveis muito altos, a bile (líquido produzido no fígado e que auxilia na digestão) não é eficaz em mantê-lo sob controle e começa a formar cálculos biliares. O paciente pode sentir dores abdominais intensas.
O nível de açúcar no sangue pode ficar instável e costuma ter alteração entre 2 a 3 horas após a refeição. Entre os sintomas da hipoglicemia estão os tremores, nervosismo, fraqueza, náusea, confusão mental e calafrio. A hipoglicemia é rara na maioria dos casos, porém os sintomas podem surgir entre 1 ou 2 anos após a cirurgia.
O vazamento da conexão cirúrgica entre o estômago e o intestino é uma das complicações mais graves que podem ocorrer após a cirurgia. Os vazamentos acontecem quando a conexão feita entre os órgãos não cicatrize completamente.
Úlceras são feridas que surgem nas paredes do estômago e causam náuseas e vômitos, além de deixar o paciente suscetível à infecções e muita dor na região abdominal. O desenvolvimento de úlceras são muito comuns quando há complicação decorrente da cirurgia.
É de suma importância discutir a possibilidade de uma cirurgia bariátrica com o médico antes de tomar qualquer decisão. Os riscos de obesidade e complicações graves devem ser colocados na balança antes da cirurgia. Deve ser feito um bom acompanhamento pré-cirúrgico e o paciente deverá fazer mudanças em seu estilo de vida pensando no longo prazo. Escolhas saudáveis combinadas com os cuidados passados pelo médico responsável farão com que a cirurgia seja bem sucedida.
Clínica Baricare
Agora que você conhece um pouco dos riscos a longo prazo de uma cirurgia bariátrica, conheça a BariCare, que é uma clínica especializada em Cirurgia Bariátrica e nas especialidades que tratam da obesidade mórbida. Ela conta com uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para o pré-operatório, cirurgia e acompanhamento dos pacientes a curto e longo prazo.
Marque agora uma consulta
Contato
Para entrar em contato com a Baricare, clínica de cirurgia bariátrica em SP, basta preencher o formulário do site ou ligar para os telefones: (12) 3346-0356 / (12) 3346-0359 / (12) 99145-7897. Você também pode mandar um e-mail para: contato@baricare.com.br ou drgustavofernandes@baricare.com.br. A clínica Baricare fica localizada na Av. Nove de Julho, 685, sala 73, em São José dos Campos / SP.
Cirurgia Bariátrica é na Baricare!