Descubra o melhor tipo de bariátrica para quem tem refluxo
Bypass mostra-se melhor método para cirurgia bariátrica em pacientes com refluxo gástrico
De acordo com dados da Bariatric Outcomes Longitudinal Database, estudo para avaliar resultados a médio e longo prazo das cirurgias bariátricas, apenas 16% dos pacientes obesos que apresentavam refluxo gástrico antes do método Sleeve demonstraram melhora no quadro de refluxo. Já para os pacientes operados através do método Bypass a melhora foi observada em 63% dos operados.
Os pacientes obesos têm maior probabilidade de ter refluxo devido a elevada pressão intra-abdominal. A melhora dessa patologia após a Bypass vem do desvio intestinal e da redução da pressão do estômago.
Doença do Refluxo Gastroesofágico
A Doença de Refluxo Gastroesofágico ou DRGE acontece quando o ácido estomacal, alimentos, outros conteúdos do estômago ou líquido biliar (nesse caso conhecido como refluxo alcalino) voltam ao tubo digestivo por causa da fraqueza da musculatura entre o estômago e o esôfago.
O líquido ácido irrita a parede do esôfago e causa DRGE, tendo como principais sintomas azia, regurgitação, perturbação do sono, dor no peito, podendo comprometer as cordas vocais e gerar complicações respiratórias.
Deve ser diagnosticada a Doença de Refluxo antes da cirurgia bariátrica através da endoscopia. Após o resultado do exame, a avaliação médica deve guiar a escolha do método para operação.