Dumping, a sensação do exagero
Com sintomas que geram grande desconforto, a síndrome de dumping não acomete todos os pacientes bariátricos.
Ao fazer um procedimento bariátrico o paciente precisa ter mudanças nos hábitos alimentares, evitando exageros, alimentos muito açucarados e gordurosos. Essas medidas são importantes para ter um emagrecimento saudável e evitar a síndrome de dumping.
Conhecida por ser uma sensação temida pelos pacientes, a síndrome de dumping acontece devido a passagem rápida de alimentos com grande concentração de gorduras e açúcares do estômago para o intestino.
Alimentos ricos em gorduras como óleos vegetais e carnes gordurosas ou carboidratos simples como doces, mel, leite condensado, geleias, refrigerantes e chocolates, podem ser causadores dessa síndrome.
São sintomas: cefaleia, sudorese, taquicardia, fraqueza, náusea e diarreia. Esses sinais podem ser apresentados 30 minutos após o consumo do alimento ou em até 3 horas da refeição.
Não são todos os pacientes bariátricos que desenvolvem a síndrome de dumping, os que são acometidos precisam evitar os alimentos que lhes causam mal e alguns hábitos adquiridos após o procedimento bariátrico podem evitar esse tipo de desconforto.
Mastigar várias vezes, comer devagar, fracionar as refeições em seis vezes ao longo do dia com menor quantidade de comida, consumir mais fibras e proteínas, além de evitar beber líquidos junto com alimentos sólidos podem ajudar a evitar a dumping.
Nos casos que os pacientes desenvolvem essa síndrome é preciso que o médico seja informado para fazer um tratamento adequado com restrições alimentares. Ter uma equipe multidisciplinar auxilia no sucesso do emagrecimento e na compreensão de qualquer sintoma.