Exigências sobre a equipe médica de acordo com o CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável por fiscalizar a área médica no Brasil. As normas sobre bariátrica são criadas por este Conselho, assim como as práticas clínicas são julgadas por ele.
Entre as normas para a cirurgia bariátrica estão descritas as exigências em relação aos profissionais médicos que irão fazer o acompanhamento do paciente e o procedimento cirúrgico.
De acordo com a Resolução CFM N° 1.942/2010 o paciente deve ser acompanhado no pré e pós-operatório por uma equipe multidisciplinar formada por cirurgião bariátrico, endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista, psiquiatra ou psicólogo.
O CFM normatiza que a equipe deve ter conhecimento do quadro clínico do paciente, saber dos riscos que podem acontecer durante o procedimento. É dever da equipe multidisciplinar saber das condições do centro cirúrgico, este deve ser apto para receber uma cirurgia de porte bariátrico.
No momento da cirurgia é preciso ter no centro cirúrgico um cirurgião bariátrico, anestesista, fisioterapeuta e equipe de enfermagem. O hospital precisa ter ala de UTI, aparelho anestésico regulável para ciclagem com baixa pressão ou grandes volumes.
É essencial seguir as normas do CFM para minimizar os riscos e ter um acompanhamento adequado.