Gordura corporal x sistema imune
Obesos são mais propícios a ficarem doentes e ter infecções
Normalmente o aumento da gordura corporal está relacionado a um planejamento alimentar desequilibrado, rico em carboidratos, o que pode gerar obesidade e interferir no sistema imunológico do paciente.
Para que as diversas células do sistema imune funcionem de forma adequada é preciso que nutrientes apropriados sejam consumidos de forma equilibrada. Se consumidos de forma desequilibrada há maior probabilidade de infecções.
Alimentação desequilibrada gera dano tecidual associado à inflamação, principalmente se acontece por muito tempo, como é o caso de pessoas obesas ou com sobrepeso.
A obesidade aumenta a reação inflamatória do organismo devido o tecido adiposo produzir substâncias que prejudicam o trabalho das células de defesa, o que dificulta a eliminação de corpos estranhos como vírus e bactérias.
Fígado e a imunidade
O hábito de alimentação desequilibrada com consumo de gorduras também afetam o fígado, por onde passam todos os alimentos ingeridos. Além disso, 80% do fígado é ocupado por hepatócitos, células que realizam as funções metabólicas do órgão.
No fígado também estão os macrófagos, células dendríticas e linfócitos. A principal função desse grupo de células é eliminar microorganismos infecciosos. Quando consumido de forma rotineira uma alimentação desequilibrada há o comprometimento das funções hepáticas, influenciando na imunidade.