Jejum intermitente, o que é?
Novo planejamento alimentar requer cuidados e acompanhamento médico
Jejum intermitente é um plano alimentar que consiste em períodos de jejum de 16 a 36 horas, durante esse tempo a pessoa só pode consumir água, chá e café sem o uso de adoçantes ou açúcar. Nos momentos de consumo dos alimentos sólidos é proporcionada a liberdade de escolha da comida.
A dieta surgiu para melhorar a imunidade e auxiliar na desintoxicação do corpo, melhorando a disposição e agilidade da mente.
Não há um método específico para realizar o planejamento, mas é importante que seja feito com acompanhamento de profissionais. Algumas das técnicas usadas correspondem a ficar um período de 14h ou mais em jejum e as horas restantes são liberadas para a alimentação.
Cuidados para o jejum
Para pacientes que nunca fizeram esse tipo de jejum é aconselhável começar gradativamente, tendo como primeira experiência apenas um dia de jejum ao longo da semana, sendo 16 horas ou menos com restrição alimentar e as 8 horas restantes liberadas para alimentação sólida.
Na última refeição antes de começar o período de jejum é favorável fazer o consumo de alimentos com baixa quantidade de carboidratos, durante as primeiras quatro horas o corpo faz uso de energia da última refeição.
O jejum intermitente é indicado apenas para pessoas saudáveis que tenham acompanhamento de profissionais especializados e que possuam conhecimento desse tipo de planejamento alimentar.