O que é considerado comum no pós-operatório de bariátrica?
Apesar de ser um procedimento seguro e de alta qualidade, cada organismo tende a reagir de uma forma após a cirurgia, o que pode causar preocupação entre os pacientes
Durante o processo recuperação pós cirurgia bariátrica, é possível dizer que existem, basicamente, dois aspectos principais: o cuidado com a cicatrização dos tecidos e o cuidado com a alimentação. E, no geral, os pacientes passam por essa fase de forma parecida e sem grandes surpresas ou sintomas extremos, uma vez que atualmente as novas técnicas para essa cirurgia tornam o procedimento pouco invasivo e sem muitos desconfortos nesse período.
Um fator unânime entre os recém operados é a alimentação que se torna estritamente restrita no primeiro momento, e é, na maioria dos casos, a pior parte. Então, se você está passando por essa fase, irá passar ou fazer bariátrica está no seu radar de planos futuros, saiba que para outras pessoas esse também é um enorme desafio.
Mas, como em qualquer outro procedimento cirúrgico existem os casos atípicos de pessoas que apresentam reações inesperadas após realizar a cirurgia, que podem ser confundidos ou tidos como normais por falta de conhecimento do paciente.
Por isso, separamos esse artigo para falar, o que, principalmente falando, alguém pode esperar do pós-operatório da cirurgia bariátrica:
Dores
Os primeiro 30 dias são considerados os mais desafiadores, já que esse é período em que, além de estar recém operado e sentir desconfortos decorrentes da cirurgia, também é comum que o indivíduo sinta dores abdominais, náuseas, prisão de ventre ou diarreia, principalmente após as refeições.
Psicológico frágil
Essa é uma cirurgia que é sinônimo de mudanças para a vida do paciente em diversos aspectos, mudanças na alimentação, estilo de vida, na aparência… Portanto, é muito esperado que o paciente venha a contar com o auxílio de profissionais para lidar com elas.
Ressaltando que na persistência de qualquer sintoma, o médico deverá ser consultado, nenhuma reação em excesso é considerada normal! Por isso, é imprescindível averiguar sua razão.