Quero fazer bariátrica: quais são os pré-requisitos exigidos?

Nos últimos 5 anos, o aumento no número de operações realizadas no Brasil foi de quase 90%, porém, no mundo todo, somente 1% das pessoas aptas a passarem pelo procedimento realmente o fazem, afirmam estudos
O Ministério da Saúde, juntamente com a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizou uma pesquisa que exibe mais da metade da população brasileira (55,7%) com excesso de peso e doenças provenientes da obesidade. Um quadro que explica o aumento na busca por cirurgias bariátricas no país.
O procedimento é avaliado como uma eficaz opção de tratamento para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 e que apenas com a reeducação alimentar e exercício físico não foram capazes de emagrecer.
A bariátrica também pode ser indicada para pacientes que possuem graus menores de obesidade (IMC de 30 a 35) mas que tenham condições médicas relacionadas à obesidade, que podem causar risco de vida à pessoa.
Contudo, uma questão que sempre é levantada, é se uma cirurgia desse porte não deveria ser indicada somente em último caso. De fato, não há como a responder de forma generalizada uma vez que, ao designar ao paciente sua aptidão para se submeter à bariátrica, uma série de fatores precisa ser levada em consideração.
E não é somente sobrepeso que torna o indivíduo um candidato real ao emagrecimento através da cirurgia, mas são:
- Não ter respondido a tratamentos para a perda de peso em um período mínimo de 2 anos;
- Não possuir transtornos psicológicos sem controle;
- Não ser usuário de drogas e álcool;
- Estar disposto a enfrentar as mudanças e riscos que a cirurgia irá oferecer;
- Não ter entre 16 e 18 anos (período antes da consolidação das epífises de crescimento).
Ao corresponder a todos esses fatores – que estão entre os principais – e todos os outros pré-requisitos específicos para o seu caso, o paciente pode sim se submeter ao procedimento. Porém, é válido ter em mente que uma vida saudável, física e psicologicamente, é essencial para obter o sucesso desejado na bariátrica, não só após a sua realização, mas a longo prazo.
Assim, é possível concluir que, aliada a novos e bons hábitos, a cirurgia será sim, uma poderosa ferramenta para o emagrecimento, mas até chegarmos a ela, precisamos percorrer uma jornada que demandará dedicação e esforço total do paciente.