Qual tipo de cirurgia bariátrica é indicado de acordo com o peso do paciente?
A cirurgia bariátrica revolucionou a forma como se trata a obesidade. Em 2014, o Ministério da Saúde reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para realizar o procedimento pelo SUS.
Atualmente, bastante conhecida e procurada, ainda há muitas dúvidas sobre a cirurgia bariátrica. Por exemplo, você sabia que existem quatro técnicas diferentes de cirurgia reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)?
Abaixo listamos quais são:
- Banda Gástrica Ajustável – é um dispositivo de silicone colocado que fica localizado no início do estômago, e ligado a uma espécie de reservatório no qual é possível injetar água destilada para apertar mais o estômago ou esvaziar para aliviar a restrição. Essa técnica corresponde a 5% dos procedimentos.
- Gastrectomia Vertical – remove de 70 a 85% do estômago do paciente, transformando-o em um tubo estreito. Corresponde a 15% dos procedimentos.
- Bypass Gástrico – diminui para 10% a capacidade do estômago, restringindo a quantidade de comida ingerida e desviando esses alimentos para a primeira porção do intestino, chamada duodeno, até a porção intermediária do órgão, chamada jejuno. Corresponde a 75% dos procedimentos.
- Derivação – Bileopancreática – é uma associação da Gastrectomia Vertical, com 85% do estômago retirado, com desvio intestinal. Corresponde a 5% dos procedimentos.
Quais os pré-requisitos para indicação da cirurgia para tratamento da obesidade e o tipo mais apropriado para cada paciente?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a recomendação para realizar uma cirurgia de tratamento da obesidade não é pela técnica (tipo), e sim, baseada no grau de obesidade, tempo de evolução da doença, tentativas de tratamentos anteriores e a presença de doenças associadas.
Diante disso, a escolha do tipo de cirurgia bariátrica não está associada a preferência do paciente, e sim, do médico especialista. Por isso, é importante buscar informações e acompanhamento de uma clínica, como a BariCare.
A BariCare é uma empresa especializada em cirurgia bariátrica, tratamento global de obesidade mórbida, e outras especialidades.
Atualmente a BariCare tem em sua equipe profissionais como nutricionista, psicóloga e endocrinologista, que fazem o preparo e acompanhamento do paciente. Todos os colaboradores são capacitados e treinados para oferecem o melhor atendimento aos clientes, proporcionando uma experiência única.
O fundador Dr. Gustavo Fernandes, é professor de faculdade de medicina, possui mestrado na área pela USP com título de melhor trabalho em 2017. Sua equipe conta com profissionais qualificados e especializados na cirurgia, no preparo pré-operatório e seguimento do paciente.