Queda de cabelo no pós-operatório pode ser tratada de forma estratégica
Os relatos de perda capilar em pacientes pós-bariátrica são comuns nas consultas com a equipe multidisciplinar. No entanto, não há a necessidade de pânico, é possível tratar a queda com estratégia nutricional.
É chamada de alopecia do paciente bariátrico a queda de cabelos em grande volume no pós-operatório, esse fenômeno ocorre devido a rápida perda de peso, podendo estar associada a causas endocrinológicas, infecciosas, medicamentosa, traumática, nutricional ou seborreica.
Quando o paciente não segue de forma adequada a dieta sugerida pela nutricionista pode haver a falta de vitaminas e nutrientes, o que influencia na perda de cabelos, já que estes são parte viva do corpo humano e precisam ser nutridos.
Devido às características do desvio intestinal as principais vitaminas que podem ficar em falta caso o paciente descuide da alimentação correta são: vitamina B12, cálcio, ácido fólico e ferro.
É preciso fazer um acompanhamento com a equipe multidisciplinar para que sejam analisados os riscos e fatores contribuintes para a queda capilar e a partir daí traçar estratégias para suplementação e adequação da dieta.