Relação da anemia com a bariátrica
Falta de vitaminas pode acontecer em pacientes pós bariátrica, mas com acompanhamento médico pode ser tratada ou até mesmo evitada.
São grandes as conquistas após a bariátrica, há a melhora na saúde e na forma como o paciente se enxerga, mas é preciso uma série de cuidados e reeducação de estilo de vida alimentar e comportamental que contribuem para o sucesso do procedimento.
Os pacientes precisam fazer as dietas e suplementação prescritas pela equipe médica multidisciplinar para evitar a anemia, vilão para a saúde de quem busca uma vida mais saudável.
Devido à quantidade limitada de alimentos ingeridos e a dificuldade de absorver nutrientes, os pacientes bariátricos têm mais propensão a desenvolver anemia. Pessoas obesas já podem apresentar déficit nutricional devido à má alimentação e falta de nutrientes.
A anemia é a deficiência na produção de hemácias que são glóbulos vermelhos ou eritrócitos e na concentração de hemoglobina que tem como função auxiliar no transporte de nutrientes e oxigênio pelo sangue para diferentes partes do corpo. São sintomas desta patologia a fraqueza, tontura, fadiga, perda de memória e cansaço.
Para evitar ou tratar a anemia é importante o acompanhamento da equipe médica multidisciplinar, seguindo as prescrições alimentares e suplementação adequada. Ter especialistas acompanhando o quadro faz a diferença no tratamento.