Trombose: O que é?
Você já deve ter ouvido falar em trombose e talvez tenha algumas dúvidas sobre a doença. Trombose é varizes? Trombose é perigoso? Trombose vai para o pulmão? São algumas dúvidas comuns das pessoas. Calma! Continue acompanhando o artigo, saiba o que é trombose e tire suas dúvidas.
O que é trombose?
Como explica um texto do Ministério da Saúde, a trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas e esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. A trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo.
Dependendo do caso e se ela não for tratada correta e imediatamente, pode evoluir para algumas complicações. E, a maior e principal complicação decorrente da trombose é a embolia pulmonar – quando um vaso sanguíneo do pulmão é obstruído por coágulo de sangue, oriundo de outras partes do corpo, especialmente das pernas – que pode ser fatal.
Veja também: Cirurgia Bariátrica e como é a sua recuperação
Tipos de trombose
A trombose pode se manifestar de diferentes formas. Há a Trombose Venosa Profunda (TVP), que é conhecida popularmente apenas por trombose e se forma nas veias. Outra forma é a trombose arterial, que é formada nas artérias. E, há também a trombose hemorroidaria, que é uma formação de trombos na hemorroida.
Ainda segundo o Ministério, a trombose pode ser classificada de duas formas:
- Aguda: na maioria das vezes, é solucionada naturalmente. O próprio corpo utiliza de mecanismos para dissolver os coágulos que provocam o entupimento das veias, sem deixar sequelas e sem evoluir para quadros mais graves;
- Crônica: ocorre quando, durante o processo de dissolução do coágulo natural, ficam sequelas no interior das veias, destruindo a estrutura das válvulas. Por conta dessas alterações nas válvulas, o retorno do sangue fica prejudicado e leva ao aparecimento de inchaço, varizes, escurecimento e endurecimento da pele, além de feridas e outras complicações.
Causas
A trombose possui várias causas e fatores de risco e a maior parte delas são evitáveis. Veja os principais riscos:
- Uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal;
- Tabagismo;
- Repouso na posição sentada ou deitada por muito tempo;
- Hereditariedade;
- Gravidez;
- Presença de varizes;
- Idade avançada;
- Insuficiência cardíaca;
- Tumores malignos;
- Obesidade;
- Distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos;
- História prévia de trombose venosa.
Sintomas
A trombose venosa profunda pode ser absolutamente assintomática. Mas, quando presentes, os principais sintomas são dor, calor, vermelhidão e rigidez na musculatura na região em que se formou o trombo.
Tratamento
O tratamento da trombose é feito com uso de medicamentos diluidores de sangue, uso de meias de compressão e inserção de filtros na veia para impedir o deslocamento dos coágulos.
Trombose e a Cirurgia Bariátrica
A trombose venosa profunda e a embolia pulmonar são as grandes causas de morbimortalidade pós-cirurgia bariátrica. Por isso, é fundamental ter cuidados no pré, intra e pós-cirúrgicos. E, uma ação muito importante é a profilaxia, que pode ser feita com o uso de medicamentos ou de forma mecânica, através da compressão pneumática ou do uso de meias elásticas.
A profilaxia deve ser feita em todo paciente obeso submetido à cirurgia bariátrica. Isso porque a cirurgia bariátrica é demorada, necessitando de anestesia com duração superior a 30 minutos e porque os pacientes possuem condicionamento físico e comorbidades que restringem suas movimentações. Além disso, a suspeita da TVP é mais difícil em obesos mórbidos devido às suas constituições físicas.
Para minimizar os riscos de trombose, é importante realizar a cirurgia bariátrica em um local que se atente não só aos cuidados durante a cirurgia, mas também no pré e pós-operatórios.
Veja também: Além do Peso: os riscos da cirurgia bariátrica
Clínica BariCare
Agora que você sabe o que é trombose e como ela pode afetar o paciente bariátrico, conheça a clínica Baricare, que possui uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para o pré-operatório, cirurgia e acompanhamento dos pacientes a curto e longo prazo. A BariCare é especializada em Cirurgia Bariátrica e nas especialidades que tratam da obesidade mórbida.
Marque uma avaliação clicando no link acima ou ligando para os telefones: (12) 3346-0356 / (12) 3346-0359 / (12) 99145-7897. Você também pode mandar um e-mail para: contato@baricare.com.br ou drgustavofernandes@baricare.com.br. A clínica Baricare fica localizada na Av. Nove de Julho, 685, sala 73, em São José dos Campos / SP.
Fontes:
Carlos José Goslan, Giórgio Alfredo Pedroso Baretta et al. Profilaxia da trombose venosa profunda em cirurgia bariátrica: estudo comparativo com doses diferentes de heparina de baixo peso molecular. J Vasc Bras. 2018 Jan.-Mar.; 17(1):26-33. http://www.scielo.br/pdf/jvb/v17n1/1677-5449-jvb-17-1-26.pdf.
Trombose: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção – Ministério da Saúde