Você sabia que dormir mal pode dificultar o seu emagrecimento?

No Brasil, a ausência de sono é mais comum do que se imagina. Pesquisas da Associação Brasileira do Sono apontam que 73 milhões de pessoas sofrem com problemas para dormir, quantia equivalente a 36,5% da população total
Dormir bem e emagrecer são um desafio para você? Essas ações podem ter ligação e se juntas, podem atrapalhar o seu emagrecimento.
Especialistas afirmam que a ausência de sono, além de outros malefícios, desregula os hormônios que controlam a fome. Isso ocorre quando a pessoa dorme menos do que 8 horas, tempo recomendado para um sono de qualidade.
Um sono de má qualidade faz com que os níveis de leptina, que reduz o apetite, caiam, enquanto os níveis de grelina, que estimula o apetite, cresçam – o impacto negativo no apetite e no gasto energético, dificulta o emagrecimento.
Além disso, quem dorme em torno de 4 horas por noite – quantidade considerada muito abaixo da necessária – sente uma vontade de comer alimentos calóricos maior do que pessoas que dormem bem, como os ricos em carboidratos, como doces, massas e outros.
Um outro fator que contribui fortemente para que quem sofre com esse mal engorde, é que estas se tornam mais propensas a serem pouco ativas fisicamente, já que o corpo humano utiliza o período de sono para recompor e acumular energia, assim, o gasto energético é menor, retendo as calorias adquiridas ao longo do dia.
Existem outros fatores para o sono ruim: ansiedade, estresse, depressão, menopausa, medicamentos específicos, má alimentação, entre outros.
Então, fica a dica: durante seu processo de emagrecimento, analise a qualidade do seu sono. Se você dorme mal, primeiramente é preciso identificar qual a causa e procurar ajuda de médicos especialistas para que o problema seja tratado efetivamente e consequentemente, uma boa rotina de sono favoreça o emagrecimento.
Contudo, é importante ressaltar que um estilo de vida saudável, aliando atividades físicas, uma alimentação adequada e acompanhamento psicológico, pode, além de proporcionar bem-estar, melhorar a qualidade do sono.
Lembre-se: um descanso de qualidade é fundamental para uma vida de qualidade!