Cirurgia Bariátrica: Mitos e verdades
Cirurgia
Com o aumento da obesidade cresce também a busca por cirurgias bariátricas em todo o mundo. No Brasil, o número de cirurgias bariátricas realizadas entre os anos de 2012 e 2017 aumentou 46,7%, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). E, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse tipo de cirurgia. Por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica. Veja 5 mitos e uma verdade:
1. A cirurgia bariátrica é para preguiçosos
Mito
A maioria das pessoas que opta pela cirurgia bariátrica faz isso após várias tentativas fracassadas de dietas e exercícios. A obesidade não é uma escolha, mas sim uma doença determinada por fatores metabólicos, fisiológicos, psicológicos e ambientais.
2. Após a cirurgia não se volta a ganhar peso
Mito
A cirurgia bariátrica não é uma solução mágica e o paciente pode voltar a ganhar peso se não cuidar da alimentação e do estilo de vida. Por isso, é fundamental o acompanhamento de um nutricionista no pré e pós-operatórios.
3. Após a cirurgia bariátrica não se pode comer “besteiras”
Mito
É claro que não é indicado comer demais e ingerir alimentos muito calóricos ou com muito sal e açúcar. Mas, o ideal é ter um equilíbrio nas refeições para que o paciente não seja privado de seus alimentos favoritos.
4. Cirurgia bariátrica e lipoaspiração são a mesma coisa
Mito
A lipoaspiração é um procedimento cosmético em que a gordura é removida de uma determinada área, enquanto a cirurgia bariátrica é uma cirurgia metabólica para ajudar a controlar a obesidade e resolver as comorbidades.
5. Quem faz cirurgia bariátrica não pode engravidar
Mito
Pelo contrário, a obesidade tem sido associada à infertilidade em mulheres. No entanto, foi observado que as mulheres que se submetem a bariátrica têm uma chance maior de ter uma gravidez normal e saudável do que aquelas que são obesas. Mas, recomenda-se aguardar um ano após a cirurgia bariátrica para engravidar.
6. Nem todos podem fazer a cirurgia bariátrica
Verdade
A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que apresentam certas condições, como os casos de obesidade extrema, quando o paciente possui Índice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais. Veja aqui quem pode fazer cirurgia bariátrica.
Clínica Baricare
Você está procurando uma clínica de qualidade para fazer cirurgia bariátrica em SP? Conheça a BariCare, que é uma clínica especializada em Cirurgia Bariátrica e nas especialidades que tratam da obesidade mórbida. Ela conta com uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para o pré-operatório, cirurgia e acompanhamento dos pacientes a curto e longo prazo.
O fundador e cirurgião da clínica BariCare é o Dr. Gustavo Fernandes. Ele é Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo e é Mestre em Ciências Médicas, pela Universidade de São Paulo (USP). Durante sua trajetória acadêmica e profissional, o Dr. Fernandes dedica-se ao aprimoramento de técnicas e conhecimento sobre cirurgia bariátrica. Sua tese de mestrado recebeu o título de melhor trabalho de 2017, na categoria cirurgia bariátrica.
Saiba mais sobre o Dr. Gustavo Fernandes, clicando aqui.
Contato
Para entrar em contato com a Baricare, clínica de cirurgia bariátrica em SP, basta preencher o formulário do site ou ligar para os telefones: (12) 3346-0356 / (12) 3346-0359 / (12) 99145-7897. Você também pode mandar um e-mail para: contato@baricare.com.br ou drgustavofernandes@baricare.com.br. A clínica Baricare fica localizada na Av. Nove de Julho, 685, sala 73, em São José dos Campos / SP.
Cirurgia Bariátrica é na Baricare!: Mitos e verdades