Redução de Estômago: quem pode fazer e quais são os riscos?

Redução-de-Estômago.jpg

As cirurgias para redução de estômago têm se mostrado bastante eficientes para a perda de peso em pacientes obesos. Seja pela limitação de quanto o paciente passará a comer e/ou pela redução da absorção de nutrientes, as chamadas cirurgias bariátricas alcançam muito sucesso visando o emagrecimento.

Além disso, a perda de peso do paciente também é influenciada por alterações hormonais, cardiovasculares e neurológicas. Neste sentido, há alguns tipos de cirurgias para a redução do estômago, como por exemplo a gastrectomia vertical, derivação biliopancreática e o by-pass gástrico.

Cada uma destas cirurgias é adequada para determinados pacientes, devendo o mesmo passar por consultas e receber as devidas indicações médicas. Vale ressaltar que estas intervenções devem ser realizadas após resultados insatisfatórios em outras intervenções, como mudança na dieta alimentar e exercícios físicos.

Portanto, acompanhe a seguir algumas informações sobre a cirurgia para redução do estômago. Veja quem pode se submeter a ela, e quais os riscos e cuidados que devem ser tomados antes e depois da cirurgia. Confira!

Veja também: Cirurgia Bariátrica – Tudo o que você precisa saber

Quem pode fazer a cirurgia para redução de estômago?

A cirurgia para redução de estômago é indicada para pacientes que apresentam certas condições. Em casos de obesidade extrema, quando o paciente possui Índice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais, é altamente recomendado a realização da cirurgia bariátrica.

A cirurgia para redução de estômago é indicada para pacientes que apresentam certas condições como pressão alta.
A cirurgia para redução de estômago é indicada para pacientes que apresentam certas condições como pressão alta.

Adicionalmente, este tipo de cirurgia é destinado a pacientes com IMC entre 35 e 39 que apresentam problemas graves de saúde relacionados ao peso, como diabetes tipo 2, pressão alta ou apneia do sono severa. Entretanto, caso o indivíduo possua IMC acima de 30 e também mostre adversidades decorrentes do excesso de peso, ele também poderá ser submetido a uma cirurgia bariátrica.

Contudo, é preciso que o paciente se encaixe em certas condições médicas para que a cirurgia possa ser realizada. Como dito anteriormente, é importante que outros métodos para a perda de peso tenha sido tentados, como mudanças na alimentação e a introdução da prática de atividades físicas.

Ainda, o histórico do paciente deve ser cuidadosamente examinado para que ele se mostre apto a passar por uma cirurgia para a redução de estômago. Portanto, procure uma avaliação médica adequada para que todos os exames e recomendações possam ser feitos antes de se decidir por algum tipo de cirurgia com esta finalidade.

Quais os riscos da cirurgia para redução do estômago?

Apesar da cirurgia para redução do estômago se mostrar segura, é preciso salientar os riscos que esta intervenção traz por se tratar de um procedimento bastante invasivo. Logo, existem riscos a curto e longo prazo, os quais serão descritos a seguir.

Os riscos agudos associados à cirurgia bariátrica incluem sangramento excessivo, possibilidade de infecção e reações adversas à anestesia. Além disso, pode haver trombose sanguínea, problemas pulmonares ou respiratórios e extravasamento de fluídos do sistema gastrointestinal.

Complicações a longo prazos também podem ocorrer e variam de acordo com o tipo de cirurgia escolhida para redução do estômago. Por exemplo, há casos onde o conteúdo gástrico passa muito rápido para o intestino, o que pode causar diarreia, náusea ou vômitos, mais conhecido como dumping. Adicionalmente, há relatos de obstrução intestinal em alguns pacientes.

Ainda, cálculos biliares, hérnias e úlceras também podem acometer o paciente que passou por uma cirurgia bariátrica. Além disso, hipoglicemia, desnutrição e perfuração do estômago também podem ocorrer. Apesar de ser extremamente raro, as complicações oriundas da cirurgia para redução do estômago podem levar à morte.

Um dos rsicos associados à redução de estômago é a trombose sanguínea.
Um dos riscos associados à redução de estômago é a trombose sanguínea.

Veja também: Quanto devo perder no primeiro mês da cirurgia? Bariátrica Dr. Gustavo Fernandes

Cuidados para se tomar antes e depois da cirurgia

Antes dos procedimentos cirúrgicos é importante que o médico saiba dos medicamentos, vitaminas e qualquer outro suplemento nutricional que o paciente esteja utilizando. É bem provável que haja restrições na comida e bebida, assim como na administração de remédios que o paciente utiliza.

Em especial, é fundamental que medicamentos que possuam efeito na circulação sanguínea sejam levantados a fim de se evitar condições de coagulação e sangramento. Adicionalmente, pacientes diabéticos precisam ter instruções específicas para que o uso da insulina ou outra droga anti-hiperglicemiante possa ser ajustada de acordo.

Outras recomendações médicas são focadas no dia a dia do paciente. Por exemplo, pode ser que seja requerido o início de alguma atividade física e, principalmente, que se evite o hábito de fumar. É importante também que haja um bom planejamento do período pós-cirúrgico para que os efeitos da cirurgia tenham máximo sucesso.

Dependendo do tipo de intervenção, as recomendações após a cirurgia podem variar. No geral, é recomendado que o paciente siga uma dieta livre de açúcar e apenas beba líquidos durante a primeira semana. Aos poucos, esta restrição é diminuída e o paciente pode começar a ingerir alimentos mais integrais.

A suplementação com compostos multivitamínicos, cálcio e em especial a vitamina B-12 podem ser recomendados por toda a vida do paciente após a realização da cirurgia para redução de estômago. Além disso, exames laboratoriais e médicos também serão necessários para que a qualidade da cirurgia e da saúde do paciente sejam verificadas.

Após a redução de estômago é bom que se evite o hábito de fumar.
Após a redução de estômago é bom que se evite o hábito de fumar.

Alterações comuns após a cirurgia para a redução de estômago

Após a realização de cirurgias bariátricas para a redução de estômago é comum que os pacientes experienciem algumas condições nos primeiros meses. Dentre elas, dores no corpo, sensação de cansaço e frio.

Adicionalmente, é normal que o indivíduo tenha a pele ressecada e relate mudanças no seu estado de humor. Queda e perda de cabelo também podem ocorrer no período pós-cirúrgico. Portanto, não fique aflito e sempre procure um médico para saber se as reações estão dentro do esperado.

Em suma, a cirurgia para redução de estômago tem alto índice de sucesso e os resultados são mantidos a longo prazo. É preciso que o paciente siga corretamente as orientações médicas, tanto antes como depois da cirurgia, para que os efeito positivos possam ser alcançados.

Converse com seu médico e tire todas as dúvidas a respeito dos procedimentos. Mantenha uma vida saudável e procure que sua qualidade de vida esteja sempre elevada!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Contate-nos

Entre em contato agora

Entre em contato conosco agora mesmo! Nós vamos te auxiliar sobre todos os detalhes a respeito da cirurgia bariátrica


TELEFONE

Ligue agora!
(12) 3346-0356
(12) 3346-0359
(12) 99145-7897



VISITE-NOS

Av. Nove de Julho, 685, sala 73,
12243-000 – São José dos Campos



Sobre nós

A BariCare é uma empresa especializada em cirurgia bariátrica, tratamento global da obesidade mórbida, no preparo pré operatório e seguimento do paciente, e outras especialidades. Possuímos diversos profissionais qualificados que trabalham juntos há anos, fornecendo todo apoio que o paciente precisa.



Diretor Técnico Responsável

Dr.Gustavo Fernandes

CRM-SP 121.237

BariCare – Dr. Gustavo © Copyright 2018 Clínica de Cirurgia Bariátrica | Desenvolvido por: Espalhando


baricare

Enviar mensagem
1
Olá! Clique no botão abaixo para conversar com a equipe Baricare.