A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas idosas?
Ela pode diminuir a taxa de mortalidade em idosos trazendo benefícios
A bariátrica oferece maior qualidade de vida aos pacientes que estão acima do peso, esse resultado também funciona para as pessoas acima de 60 anos. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, estabeleceu a idade de 100 anos como limite para um paciente realizar a cirurgia, mas cabe ao cirurgião analisar, de forma individual, o caso.
A avaliação pré-operatória para pacientes nessa faixa etária é muito mais rigorosa. Os riscos e benefícios devem ser pesados, o método cirúrgico mais apropriado é determinado e a aprovação da geriatria e gerontologia são necessárias. A operação nesses pacientes exige mais critérios para indicação e a equipe multidisciplinar deve ser maior.
Segundo a médica endocrinologista Jacqueline Rizzolli, um paciente que já passou por vários infartos, acidente vascular cerebral ou passou por algum câncer recente, deve ter atenção redobrada e uma avaliação mais a fundo, considerando que são critérios que aumentam o risco cirúrgico.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostraram que entre 2006 e 2019, o número de pessoas idosas obesas aumentou em 6,9%. A cirurgia bariátrica, além de tratar a obesidade, reduz o risco de condições relacionadas ao coração, como diabetes, hipertensão e hiperlipidemia.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, realizada pela Medicare (seguro de saúde norte-americano), em pessoas obesas e maiores de 65 anos, apontou que a taxa de mortalidade foi reduzida em 60%, a insuficiência cardíaca em 79% e taxa de infartos em 80%.
Essa cirurgia traz muitos benefícios aos pacientes com idade avançada, principalmente a alta na qualidade de vida, mas não devemos generalizar, cada caso é um caso e os corpos possuem suas condições e limitações individuais. É necessário procurar um especialista para acompanhar seu tratamento e realizar todos os exames necessários para o pré-operatório.